ESPAÇO EMPRESARIAL

Caro leitor, conforme havia dito no domingo passado, hoje é nosso último artigo desta belíssima série, baseada na obra prima de Welch, intitulada “Os vinte e nove segredos de Jack Welch”. Que foi o grande líder do século XX e mentor da revolução do Grupo General Eletric nas décadas de 80 e 90, que levou a companhia a galgar números de faturamento e resultados jamais vistos naquela época. Portanto, resumir ideias e conceitos brilhantes de um fenômeno da gestão como foi Welch, é uma missão impossível, mas como nosso objetivo aqui nesta coluna é instilar em você o desejo pela leitura acerca da gestão e liderança, e motivá-lo a buscar literatura e leitura complementar sobre o assunto, desta forma, fiz um resumo de alguns dos segredos de Welch, que compartilhei com você nestes doze segredos.
Neste último segredo de Welch, ele é categórico em afirmar “Transforme sua empresa numa e-empresa”. Atenção, é importante lembrar que este livro foi lançado na versão em português aqui no Brasil em 2001, mas a compilação dele foi muito anterior a isso. Veja que cerca de mais de 20 anos atrás, Jack Welch já dizia que uma empresa tinha que estar na internet. Hoje, em pleno 2014 estamos vivendo o maior crescimento de vendas via web no Brasil. Números jamais vistos em nossa história. Negócios e vendas pela internet crescem a taxas de 30% a 40% ano, somente em terras “tupiniquins”.  Só para te dar uma ideia dos números de vendas pela internet.  Segundo fonte da e-commerce news, as vendas ultrassaram 28 bilhões de reais. 83 milhões de brasileiros acessaram a internet e 42 milhões compraram pela web, destes 83% estão satisfeitos com sua experiência de compras e afirmam que continuarão comprando. A previsão de faturamento em 2014 será de aproximadamente 49 bilhões de reais. E você o que tem feito para encontrar seu cliente na internet? Mas, vamos entender melhor o que dizia Welch há mais de vinte anos, sobre ter uma e-empresa. Antes, como sempre, cito os tópicos dos artigos anteriores:
No primeiro artigo, “Segredo 1”, o tema foi: “Explore o Poder da Mudança”, segundo artigo, “Segredo 2” “Encare a Realidade”. Terceiro artigo, “Segredo 3” sob o tema ”Gerenciar menos é gerenciar melhor”. Quarto artigo, “Segredo 4” ”Crie um ideal, depois saia do caminho”. Quinto artigo, “Segredo 5” sob o tema ”Incentive os colaboradores que partilham os valores da empresa”. Sexto artigo “segredo 6”, ”Analise criteriosamente sua empresa, o que precisa ser Ajustado, Estimulado e Dispensado”. Sétimo artigo “Segredo 7” “Faça Downzising antes que seja tarde de mais”.  Oitavo artigo “Segredo 8”, ”Incentive e desenvolva a cultura do aprendizado”. Nono artigo “Segredo 9”, ”Promova a produtividade: Velocidade, Simplicidade e Autoconfiança”. Décimo artigo “Segredo 10”, ”Desperte a energia de seus colaboradores” e por fim o penúltimo artigo “Segredo 11”, “Estique suas metas sempre que puder”.

Agora vamos ao último Segredo de Jack Welch:

TRANSFORME SUA EMPRESA NUMA E-EMPRESA!
“…Apesar de já estarmos gerando bilhões em faturamento oriundo da Web, a continuação do e-business para a GE tem sido muito maior que isso. Ele tem mudado a própria estrutura da empresa… ”.
Voltando ao segredo de Welch. Para ele, entrar na internet era primordial para o futuro da empresa e de seus negócios, quero lembrá-lo, meu caro leitor, que este negócio de “e-empresa”, ou seja, ter uma empresa na internet estava apenas começando naquela época, logo, pouco se sabia do potencial e jamais se previa que a internet mudaria e revolucionaria o mundo em todos os aspectos, desde entretenimento, hábitos a direcionamento de tendências, como acontece nos dias de hoje. Assim, a GE criou seu primeiro site apenas em 1994, para divulgar a empresa na internet, mas foi somente em 1997 que ela criou seu primeiro e-commerce, isto é, seu site de vendas on line, antes, era apenas um site institucional para divulgar e apresentar a empresa aos internautas. Inclusive, há analistas que dizem que a GE, sendo ela um conglomerado poderoso no mundo dos negócios, demorou muito para estar na internet. Independente da época que a GE entrou na internet, Welch afirmou alguns anos depois que “a internet seria a maior ferramenta de vendas do século XX”. Veja que ele estava ainda no século passado, e já previa a importância da web para uma empresa. Em 1998 todos os negócios do conglomerado GE passaram a priorizar negócios via web.
Com isso Welch passara a focar e a disseminar a importância da internet para o futuro de uma empresa. Agora imagine você, hoje, aqui no Brasil, com o crescimento esponencial que temos ano a ano. O que tem feito para seu negócio estar na internet? Quais as estratégias têm adotado para divulgar sua empresa na web? Sugiro mais uma vez que procure empresas especializadas e instituições sérias com conhecimento na área, inclusive o Sebrae Nacional tem investido e apoiado as empresas para que ingressem o mundo web. Pois isto potencializa e maximiza as chances de sucesso de uma empresa. É claro que nem toda empresa tem produto para vender pela internet, além do mais ainda existem nichos de mercados que não estão maduros para vendas on line, o que não deixa de ser uma grande oportunidade, chegar primeiro pode ser o “pulo do gato”, como aconteceu com muitas empresas no mundo e-business.
Portanto, ao concluir esta série de segredos baseado num dos meus ídolos da gestão e liderança do mundo, gostaria de deixar o desafio para você, leitor, de pensar em seu negócio na internet. Pois, é algo que não tem mais volta de alguma maneira a internet será cada dia mais crucial para uma empresa no mundo dos negócios, quer você acredite nisso ou não.  Assim finalizo este Último Segredo citando as Regras de Welch: 1º Adapte seu modelo de negócio à internet: Não tenha medo de que seu modelo de negócio não funcione na internet. 2º Você não precisa de um novo modelo empresarial para a internet: Você não deve acabar com nenhum de seus empreendimentos, mas apenas adaptá-los à web. 3º A internet não é assustadora quanto parece a princípio: Montar sites e e-commerce não é coisa muito complicada. Encontre o pessoal certo para criar seus negócios digitais. O resultado será extraordinário.
Te encontro na próxima série!
Fonte:
Os 29 Segredos de Jack Welch: CEO da GE/Robert Slater
 Editora Campus, Rio de Janeiro, 2001.
 
Pense nisso!

Milton Nogueira
Consultor Empresarial/Life Empresas
Experiência como Diretor Comercial na Europa de 2007-2012
Instrutor Curso de Liderança
———————————————————————
Teólogo,
Pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas,
Coaching Nível I/Escola de Coaching     Portal do Ser – Portugal