Espaço para idosos proporciona qualidade de vida

Depois de preparar um suco detox, com vários ingredientes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo, Wilma Aparecida de Lima era toda sorrisos. O brilho nos olhos comprovava a alegria. A expressão do rosto, gratidão.
Aos 63 anos de idade, a moradora de Paranavaí fez a primeira aula de gastronomia oferecida pelo Centro de Convivência do Idoso, espaço destinado ao acolhimento de pessoas com mais de 60 anos, inaugurado no último sábado. O que ela achou? “É maravilhoso”.
Wilma também se inscreveu para as aulas de artesanato e para a hidroginástica. E tem até sugestões: “Gostaria de fazer violão e teclado. Sempre tive vontade de aprender”. Viúva, ela encontrou no Centro de Convivência do Idoso um local para fazer novas amizades.
O centro foi idealizado pelo empresário Maurício Gehlen. O objetivo é proporcionar qualidade de vida para os idosos, a partir da prática de exercícios físicos, do aprendizado de artesanato, das atividades lúdicas e da convivência. O contato com pessoas diferentes, destacou Gehlen, afasta a solidão.
Ele explicou que idosos de toda a cidade frequentam o local. Moradores de municípios próximos a Paranavaí também estão procurando uma oportunidade para participar. A diversidade é grande: cabem pessoas de todas as classes sociais, condições financeiras, cores. “Todo mundo é bem-vindo”.
De acordo com Gehlen, o Centro de Convivência do Idoso tem capacidade para 600 atendimentos diários, e a lista de espera passa dos 170 nomes. Com os ajustes de horários e as mudanças solicitadas por quem já está inscrito, é possível que outras pessoas sejam chamadas nos próximos dias.
O idealizador do projeto contou que a demonstração de gratidão por parte dos idosos serve como motivação para seguir com o sonho. Desde que os atendimentos começaram efetivamente, na última segunda-feira (16), a sensação que tem é de dever cumprido. “É a realização de um sonho”.
O Centro de Convivência do Idoso é mantido pelo Instituto Maurício Gehlen. Fica na Rua Flauzina Dias Viegas, número 153, Jardim São Jorge. Toda a estrutura está funcionando, com espaço para musculação, pilates, yoga, dança e vôlei adaptado, além de piscina, sala de jogos e biblioteca, entre outros equipamentos.