Espetáculo de Belo Horizonte em Paranavaí

Revisitando a obra de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, o Projeto Literatura em Cena, de Belo Horizonte, apresenta no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, nos dias 8 e 9 de agosto, a peça O Segredo do Bruxo.
O público alvo do evento são alunos e professores de escolas públicas e particulares. A atividade acontece em horário letivo.
O espetáculo mostra, em 50 minutos, textos extraídos de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Quincas Borba” e do conto “O Enfermeiro”. A encenação traz também várias informações e comentários sobre a vida e obra do “Bruxo do Cosme Velho”. A consultoria literária é do professor Antônio Sérgio Bueno.
Rodrigo Leste que adaptou, dirigiu e interpreta a peça, diz: “Como é de praxe nas nossas montagens, somos fiéis ao autor, fazendo com que o espetáculo preserve o estilo, o texto e o enredo originais. O objetivo é permitir ao espectador mergulhar na essência do universo machadiano. É importante frisar que Machado de Assis, como todo grande clássico, é supercontemporâneo, o público mais jovem que assistir O Segredo do Bruxo vai identificar as tramas do autor com fatos e acontecimentos do seu cotidiano. Afinal, amor, paixão, adultério, cobiça e mesquinharia, tão frequentes nos textos de Machado, não saíram de moda”.
O Segredo do Bruxo é mais uma realização do Projeto Literatura em Cena. Em 25 anos de existência, o Projeto é responsável pela encenação da obra de grandes autores como Álvares de Azevedo, Cruz e Souza e Manuel Bandeira.