Esquadrão Antibombas da Polícia Militar comemora 24 anos

A Polícia Militar comemorou ontem (15) o 24º aniversário do Esquadrão Antibombas (EAB), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Para celebrar a data, um café de confraternização foi feito entre os integrantes do grupo na manhã de quinta-feira (14), na sede do BOPE, em Curitiba. No encontro foi homenageado policial militar que atendeu mais ocorrências em 2015. 
Para o subcomandante do BOPE, major Luiz Cesar Gonçalves, que atualmente também responde pelo Comando da unidade, a qualidade técnica dos integrantes da subunidade demonstra o excelente preparo para atender ocorrências com artefatos explosivos. “Para trabalhar no EAB, o policial militar precisa ser extremamente técnico, buscar conhecimento, aperfeiçoar e trocar informações com outras unidades antibomba a fim de cada vez mais oferecer maior qualidade nas ocorrências atendidas”, disse ele. 
O Comandante do Esquadrão Antibombas, capitão Ilson de Oliveira Júnior, destacou que a subunidade conquista destaque nacional ao ter a iniciativa de promover eventos como o Encontro Nacional de Comandantes de Unidades Antibombas das Polícias Militares, que já aconteceu por dois anos consecutivos na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR). 
“O ano de 2015 representou a consolidação do Esquadrão Antibombas da PM do Paraná no cenário nacional. Além de ser uma unidade que presta serviços operacionais, ela se destaca por produzir conhecimento especializado, como a produção da revista EAB Sicentia e o Encontro de Comandantes de Unidades Antibombas. Temos ainda a seção de perícia do Esquadrão que fornece relatórios técnicos para outros órgãos de segurança pública”, explicou o capitão Oliveira. 
APRESENTAR SOLUÇÕES – O capitão falou sobre as atividades que o Esquadrão Antibombas exerce no âmbito da segurança pública. “A nossa missão é apresentar soluções para qualquer problema de segurança pública que envolva bombas e explosivos em que a Polícia Militar se deparar. Atuamos na desativação de artefatos explosivos, prestamos apoio com o fornecimento de relatório técnico, produzimos conhecimento por meio da publicação de periódicos especializados e promovemos eventos que englobem a comunidade antibombas do Brasil, entre outras diversas ações”, disse ele. 
O soldado Willian Saad Cavalcante foi homenageado por ser o policial militar que mais atendeu ocorrências em 2015. “A grande força do Esquadrão Antibombas não são os equipamentos, trajes ou o robô antibomba, mas sim o ser humano policial militar, ele sim é o grande diferencial para que a Polícia Militar do Paraná tenha destaque nacional nessa especialidade”, afirmou o capitão Ilson de Oliveira. 
“O reconhecimento da sua unidade é o resultado do trabalho que fazemos ao sair de casa todos os dias, sem saber se retornaremos ou não. Depois de atender diversas ocorrências, fico lisonjeado por ser lembrado e homenageado”, disse o soldado Cavalcante. 
HISTÓRIA – O Esquadrão Antibombas foi criado em 15 de janeiro de 1992. Em 2000, adquiriu o status de Equipe Antibombas e, em 2011, com a reestruturação do COE, passou a ter o nome Esquadrão Antibombas. Já em 2013, devido ao aumento das atividades e serviços prestados, o grupo se desmembra do COE e passa a ser uma das subunidades do BOPE.