Estação das flores é marcada pelo aumento no volume de chuva

Durante os meses da primavera é observado um aumento natural no volume das chuvas em todo estado do Paraná conforme o histórico disponível pelos serviços de monitoramento.
As chuvas são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e também de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar.
Também são comuns ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no estado do Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado.
Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da estação da primavera no Paraná. A previsibilidade de eventos severos é possível em horas.
As vésperas da primavera e o primeiro dia da nova estação (anteontem) foram marcados por tais eventos, atingindo inclusive a região da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. Há registro de danos entre Paranacity e Cruzeiro do Sul. Também a região de Londrina foi afetada.
TEMPERATURA – As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura máxima e temperatura mínima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.
CENÁRIO PARA O LAZER – A estação das flores, aliando o belo e temperaturas mais altas, forma o cenário ideal para a prática de atividades físicas ou um simples caminhar sem pressa. Paranavaí tem a Praça dos Pioneiros como referência, inclusive para o tradicional vôlei de areia. Todos os dias, especialmente entre a primavera e o verão, milhares de pessoas saem de casa, dando um colorido especial ao ambiente de praça. (Com informações do Simepar).