Estado firma parcerias para levar formação cidadã a alunos do Paraná

CURITIBA (ANPr) – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Assessoria Especial de Juventude, firmou ontem convênio com a Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado para colocar em prática o projeto Geração Atitude.
A proposta faz parte do Movimento Paraná Sem Corrupção, do Ministério Público, e visa incentivar a formação cidadã e política de alunos dos ensinos médio e técnico de 160 escolas da rede estadual, promovendo a participação social e o protagonismo dos jovens participantes.
“O projeto é muito importante para mobilizar e conscientizar os estudantes de escolas de todo o Paraná. A ideia é debater como funciona o Estado, os direitos e deveres dos cidadãos, a questão da corrupção e o acesso à transparência”, explicou o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho. “Cada poder vai abrir suas portas e mostrar aos estudantes quais são suas funções e obrigações. Queremos que os jovens saibam quais são seus direitos e o que cada um dos poderes oferece à população”, disse.
O Geração Atitude já foi desenvolvido em algumas escolas da rede estadual no ano passado, mas em outro formato, com menos ações e parcerias.
De acordo com projeto, os estudantes participarão de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por promotores e professores sobre o funcionamento dos Três Poderes. Os alunos também vão aprender a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos.
Além dos estudantes, o projeto também tem como foco a formação política dos estagiários de órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, do Ministério Público. O trabalho envolve os 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado.
“A principal incumbência do Ministério Público, junto com as demais instituições públicas, é garantir a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. E o projeto vai nessa direção”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia. “Com essa parceria, queremos que as novas gerações abram a janela da realidade de forma diferente, utilizando a arma da lei e tendo a justiça como causa”, destacou.
GUIA DO CIDADÃO – O projeto Geração Atitude será desenvolvido em três etapas. A partir do próximo mês, promotores de Justiça, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, vão desenvolver uma série de iniciativas nas escolas, como palestras, encontros com a comunidade, concursos culturais, debates e passeatas.
As atividades terão como base o Guia do Cidadão, material publicado pelo Ministério Público em parceria com Secretaria da Educação e outras entidades, que traz informações sobre democracia, política, eleições, voto e cidadania.
O guia também aborda as funções e as formas de acesso a cada um dos Três Poderes e ao Ministério Público, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e das instâncias democráticas de participação social, entre outros temas.
“A inserção de promotores públicos nas instituições de ensino fortalece o diálogo e a solução dos problemas nas escolas”, afirmou a secretária estadual de Educação, Ana Seres. “As temáticas da cidadania e da política são trabalhadas principalmente pelos professores de Filosofia e Sociologia, mas nossa ideia é que todas as disciplinas aproveitem esse material”, explicou.