Estado vai abrir duas mil vagas em presídios até o final do ano

CURITIBA (ANPr) – O Governo do Estado vai abrir aproximadamente 2.000 vagas no sistema penitenciário até o fim de 2012. O objetivo é reduzir o número de detentos custodiados em cadeias do Paraná.
O compromisso de um trabalho conjunto para esvaziamento de delegacias e transferência de presos foi firmado nesta segunda-feira (17/09) durante reunião de secretários estaduais de diversas áreas no Palácio Iguaçu.
Nos próximos dias serão abertas 500 vagas na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado. Outras 230 serão criadas na Colônia Penal Industrial de Maringá. Mais de 800 serão disponibilizadas com a implantação de camas adicionais, que serão distribuídas nas unidades prisionais do Paraná.
“O esforço que faremos é para chegar no final do ano com menos de 10 mil presos em delegacias”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.
Em dezembro de 2010, o número de presos em delegacias no Paraná era de mais de 16 mil. Segundo o Sistema de Informação de Penitenciárias (Infopen), atualmente o número foi reduzido para 11,9 mil.