“Estou saindo de alma lavada”, diz Agamenon

A cerimônia de entrega do “Selo Bronze” da Tutoria da Atenção Primária em Saúde, concedida pelo Governo do Estado às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi marcada pelo discurso do secretário de Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza.
Das oito unidades que receberam o selo na região da 14ª Regional de Saúde, três são de Paranavaí, e fizeram o secretário se emocionar em seu discurso. “Saio de alma lavada, pois foi muito difícil todo esse tempo como gestor da saúde. Logo quando entrei, enfrentamos uma forte epidemia de dengue, e todos na cidade culpavam o despachante pela epidemia. Eu sofri muito com as críticas, pessoas não acreditavam em meu trabalho e me julgavam por ser um despachante, mas demos jeito na saúde de Paranavaí”, disse Agamenon.
E acrescentou: “O prefeito Rogério me deu todo suporte e, com muito trabalho, conseguimos inúmeras conquistas: zerar a fila dos exames de eletrocardiograma e mamografia; ganhar o prêmio Paraná Sorridente; investir em transporte de qualidade; construir inúmeras UBSs; criação do Programa Melhor em Casa e muitas outras conquistas”.
Ainda em seu discurso, Agamenon valorizou o trabalho de cada servidor, considerando-os responsáveis pelo Selo Bronze. “Vivemos em uma cultura onde todos têm direito, mas ninguém quer ter obrigação. Para chegar aqui hoje foi necessário muito sofrimento, pois não é fácil trabalhar com a Saúde Pública. Dedicação, trabalho e amor – essa é a receita para uma boa gestão, e foi o que fizemos. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de cada servidor, e peço de coração: sirvam ao próximo prefeito e à próxima secretária da mesma forma que vocês fizeram comigo e com o Rogério, pois o nosso bem maior é a população. Os carentes e necessitados precisam de vocês”, finalizou o secretário.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, algumas conquistas foram essenciais para que o município se destacasse em todo o Estado. “Não temos cunho político na nossa Secretaria de Saúde e tivemos avanços em diversas áreas. Dobramos o número de equipes e cobrimos 100% o programa Estratégia Saúde da Família (ESF); quando assumi eram 8 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e hoje já temos 17, sem contar outras quatro que estão em fase final de construção; realizamos mensalmente mais de 18 mil consultas e zeramos muitas filas. Meu trabalho como prefeito foi buscar melhorar a Saúde Básica, e ainda tivemos a coragem de implantar o SAMU, um ato que foi fundamental para nós. No Brasil de hoje, encerrar a gestão dessa maneira é sinal de que o município está bem e na direção correta. Estou muito feliz e satisfeito por poder cumprir a minha missão”, destacou Lorenzetti.