Estrutura pública de saúde se mobiliza na região por conta da luta contra a Aids
Na programação, divulgada pelo Sistema Integrado de Atendimento em Saúde – SINAS – hoje haverá testagem rápida na Yoki em Paranavaí e igual serviço no Posto de Saúde do Jardim Morumbi. Ainda na programação, orientações nesta semana com entrega de panfletos e preservativos nas empresas, nas salas de espera dos postos da cidade, além de visitas domiciliares e ao comércio local do Distrito de Sumaré, bem como no Conjunto Habitacional daquela localidade.
Igualmente na programação, blitz educativa no Conjunto Habitacional Flávio Giovini. No dia 30, próximo sábado, panfletagem no Centro da cidade.
Está previsto ainda um roteiro de palestras: Escola Sílvio Vidal; Guarda-Mirim; Centro da Juventude; Empresa Pontal Veículos; Palestra com dinâmica aos alunos da Unidade Polo; Palestra HIV/AIDS – SIPAT – Clínica do Rim; Palestra para Mulheres no CREAS.
SÁBADO TEM PLANTÃO NO SINAS – Como parte dos trabalhos do Dia Mundial de Luta, o Sinas estará atendendo durante o próximo sábado, dia 30, com a realização dos exames. Todas as pessoas maiores de 12 anos e que tenham vivido alguma situação em que houve o risco de contrair o HIV, podem fazer os testes rápidos.
Basta comparecer ao SINAS, munidos de documento com foto. O serviço funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h00.
Também no próximo sábado, o posto do Jardim Morumbi estará realizando teste rápido para detecção de HIV e sífilis. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para dar informações sobre o HIV/AIDS, informa o SINAS.
ATIVIDADES NA REGIÃO – Para as cidades vizinhas, de acordo com a 14ª Regional de Saúde, estão previstas ações: Alto Paraná – Palestras e caminhada com entrega de folder e preservativos; Amaporã – Realização de Palestras nas escolas e população em geral, paradão (pedágio) na Avenida principal; Cruzeiro do Sul – Palestras, teatro dos funcionários da Saúde para população, blitz no centro da cidade, concurso de frases na escola com premiação, passeata com os alunos pela cidade para divulgação das frases vencedoras; Diamante do Norte – Palestras e trabalho com a comunidade escolar, entrevistas no rádio local; Loanda – ExpoLoanda com barraca para trabalhos de prevenção e divulgação do Teste Rápido; Marilena – Desenvolverá várias atividades dentro do Projeto “Um Movimento pela Vida”; Mirador: Concurso de frases entre os escolares, palestra para os alunos do ensino médio com debate sobre o tema; Nova Aliança do Ivaí – Trabalho com alunos de 5ª a 8ª série, através de vídeos e filmes, palestras; Porto Rico – As ações farão parte da Ação Social no município, dia 06 de dezembro das 16 horas às 21 horas com a participação da Saúde, Assistência Social e Educação; São Carlos do Ivaí – Concurso de frases entre alunos das escolas municipais; gincana com alunos do ensino médio; encontro para apresentação dos ganhadores do concurso e da gincana; Tamboara – Palestras para a comunidade e no CRASS, concurso de frases entre os escolares.
A 14ª Regional informa ainda que os demais municípios também realizarão palestras, além de distribuição de material informativo e preservativos. O trabalho será desenvolvido através de parcerias entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
MATERIAL DISPONÍVEL – Para dar suporte às atividades da semana e Dia de Luta Contra a AIDS, a 14ª Regional de Saúde está disponibilizando os seguintes materiais: 2.700 testes de HIV; 1.600 testes de Sífilis; 1.300 testes de Hepatite B; 1.300 testes de Hepatite C; 33 mil folders, 500 cartazes; 200 mil preservativos e 08 mil unidades de gel lubrificante.
O QUE É AIDS
A Aids é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função, principalmente, de sua gravidade. O vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais, pelo sangue, durante a gravidez da mãe para o filho ou na amamentação.
Desde o momento em que a pessoa adquire o vírus HIV ela passa a transmiti-lo. O portador do HIV pode ficar de 5 a 10 anos sem manifestar os sintomas da doença e neste período apresentar-se aparentemente saudável. Embora sem manifestar sintomas, ele transmite o vírus a outras pessoas.
Muitas pessoas acabam se colocando em situações de risco ou até mesmo se infectando com o HIV, por acreditarem que somente as pessoas com aparência de doentes é que podem ser portadoras da doença.
Outros fatores de risco associados à transmissão do vírus: Vários parceiros sexuais; Uso de drogas, principalmente as injetáveis; Relações sexuais desprotegidas. (Fonte: SINAS Paranavaí).