Estudantes de escolas municipais participam de formatura do Proerd

A noite de quinta-feira foi especial para 240 alunos de cinco escolas municipais de Loanda (distante aproximadamente 80 quilômetros de Paranavaí). Eles participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Trata-se de uma ação que inclui cursos de prevenção a drogas e violência dentro das salas de aula e distribuição de materiais educativos para os estudantes. O grande objetivo é estimular as crianças a resistirem às pressões para que consumam substâncias ilícitas.
As orientações são repassadas por policiais militares em escolas públicas e particulares. Para que as atividades sejam desenvolvidas, as instituições de ensino precisam firmar um termo de parceria com a Polícia Militar, lembrando que o público alvo são estudantes dos quintos anos.
De acordo com o soldado Mauro Martins do Nascimento, coordenador do Proerd nos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Loanda, o programa está completando 15 anos no Paraná. Desde o início, já formou aproximadamente 1,4 milhão de crianças.
Na noite de quinta-feira, reuniram-se para o evento o prefeito em exercício, Walter Spinardi; a primeira-dama; Leonice Spinarde; o comandante da Polícia Militar de Loanda, capitão Orlando Lázaro, o secretário municipal de Educação, Denis Gomes da Cruz, diretores das escolas municipais e familiares dos alunos.
As escolas participantes foram: Alvehy Alves de Assis, Doutor Carlos Alberto Diniz, Maria da Glória, Odila Inácio Vieira e Professora Zuleika Peterson.
Antes, no primeiro semestre, 140 alunos de Nova Londrina e 58 de Porto Rico já tinham participado das atividades do Proerd. No dia 6 de novembro, 110 estudantes de Marilena também se formaram no programa. Depois, no dia 11 de dezembro, será a vez de 130 estudantes de Santa Isabel do Ivaí concluírem o curso.