Estudantes do Cecap promovem feira de inovações tecnológicas

O contato com tecnologias estimula a criatividade. É assim na Oficina de Robótica e Informática do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap): aprendem sobre eletricidade, geração de energia e circuitos, desmontam e montam aparelhos televisores, criam projetos.
Os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano foram expostos na primeira edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas. Ontem, ao longo do dia, a comunidade teve a oportunidade de conhecer parte do que os alunos do Cecap produziram durante o ano.
De acordo com o instrutor Vander da Silva Gonçalves, as aulas de robótica e informática envolvem conhecimentos de diferentes áreas, por exemplo, matemática, química e física. “A ideia é que tenham a oportunidade de aprender sobre tudo. Isso estimula a criatividade”, disse.
E mais do que aprender, ensinar. Durante a feira, estudantes do Cecap conversaram com outras crianças, mostraram os protótipos, explicaram. “É um trabalho comum em escolas particulares e técnicas. Muitas vezes o aluno da escola pública não tem contato com esse tipo de trabalho”, destacou Gonçalves.
SUSTENTABILIDADE – Entre as dinâmicas com os visitantes do evento, uma reflexão sobre a questão ambiental. Os mesmos seres humanos que criam destroem. Os avanços tecnológicos vêm acompanhados do uso indiscriminado dos recursos naturais. De acordo com o instrutor, as perspectivas para 2050 são preocupantes.
A atividade incluiu um momento para que os visitantes jogassem o lixo espalhado pelo salão de acordo com as especificidades de cada material descartado no ambiente.