Estudantes entregam projetos de lei com propostas de melhorias para o Estado

CURITIBA (ANPr) – Alunos de 32 colégios estaduais do Paraná entregaram ontem à Assembleia Legislativa projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes com propostas de melhorias para o Estado.
Os projetos foram desenvolvidos dentro das atividades do projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Governo do Estado – por meio da Secretaria da Educação e da Assessoria Especial de Juventude – Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça e a Assembleia.
Entre os projetos apresentados, um será escolhido pela Mesa Diretora para se tornar lei, após ser analisado pelas comissões da Casa.
O Geração Atitude é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, do Ministério Público, e tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil.
O projeto envolve estudantes do ensino médio de 160 colégios dos 32 Núcleos Regionais de Educação e busca motivar a participação dos jovens no processo político e social do Estado. A metodologia e os materiais de apoio do projeto permitem também que outras escolas participem do Geração Atitude.
Para o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, a discussão de temas ligados à política e à cidadania contribui com a formação dos estudantes.
“A educação para a cidadania é um passo a mais que podemos dar para que os jovens sejam conscientizados e possam participar da mudança de seu dia a dia, além de se tornarem multiplicadores de tudo que aprenderam com o Geração Atitude”, afirmou.
“A participação política é um direito dos jovens. As escolas devem ser um espaço de discussão política permanente. E quanto mais amplo e democrático for esse debate, mais pessoas saem ganhando”, ressaltou Lau.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, destacou a participação juvenil no processo democrático. “Esta iniciativa é fundamental para despertar o interesse pela vida política do nosso Estado e do nosso País”, disse Traiano.
“Nós só vamos mudar este País para melhor a partir do momento em que o jovem despertar sua consciência política, o que começa nos bancos escolares”, afirmou.
Com a Caravana da Cidadania, os jovens foram convidados a elaborar os projetos de lei com ideias que possam colaborar com o Estado. Um estudante de cada núcleo foi selecionado para apresentar seu projeto na Assembleia. Eles também vieram a Curitiba para conhecer pontos turísticos da Capital e as sedes dos Três Poderes e do Ministério Público. Nesta terça-feira (17), eles serão recebidos no Palácio Iguaçu, sede do Executivo Estadual.
Os alunos vencedores desta etapa são dos municípios de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul, Loanda, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Maringá, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Colombo e Fazenda Rio Grande.