Estudantes ocupam Unidade Polo em Paranavaí

“Nós queremos mostrar para o governo que sabemos o que está acontecendo. Estão tirando tudo o que temos.” A declaração foi feita pelo aluno Guilherme Vaceli, de 14 anos. Integrante do grêmio estudantil, ele é uma das pessoas à frente da ocupação que ocorre no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Unidade Polo, em Paranavaí.
O protesto dos estudantes teve início na manhã desta terça-feira (11), contra a Medida Provisória do Governo Federal propondo a reforma do Ensino Médio. Entre outros pontos, o texto tira a obrigatoriedade de algumas disciplinas do currículo: Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Também amplia o tempo de permanência dos estudantes na escola: de 800 para 1.400 horas.
Na avaliação de Guilherme Vaceli, o modelo atual já apresenta falhas, mas a implantação das mudanças traria prejuízos ainda maiores. “Hoje o ensino é mediano, mas ainda conseguimos disputar com alunos de escolas particulares. Se tirarem essas matérias, o aluno da escola pública será prejudicado.”
A ocupação da Unidade Polo não tem prazo para terminar. Durante o período em que estiverem na escola, os alunos pretendem desenvolver sessões de cinema com análises e debates sobre cada filme, além de atividades culturais e esportivas. Outra ideia é receber pessoas da comunidade que conversem com eles sobre a situação política e econômica do Brasil.