Estudantes secundaristas se articulam para fundar entidade representativa

Uma reunião na manhã de ontem definiu que acontecerá na próxima sexta-feira, às 18h30, na Unidade Polo, um congresso para a criação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Paranavaí (UMESP). A previsão é que os alunos de 13 colégios da cidade participem do evento.
Estiveram presentes na reunião de ontem a presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE), Elys Maryana; o vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unespar, Israel de Moraes; além de alunos dos colégios Leonel Franca e Unidade Polo.
A presidente da UPE informou que, além de definir a criação da UMESP, haverá debates sobre a conjuntura educacional, transporte escolar e também sobre os rumos da educação. “Temos que transformar o ambiente escolar. Os alunos têm que gostar de ir para os colégios. Para isso o ambiente tem que ser agradável”, afirmou a estudante.
De acordo com a vice-diretora do Colégio Unidade Polo, Vera Rodrigues da Silva, que também participou da reunião, a criação da UMESP ajudará no desenvolvimento do aluno. “Em alguns casos, eles deixarão de ficar à margem dos problemas vividos no dia a dia da escola. São atitudes assim que trarão os alunos para a realidade”, disse a vice-diretora.