Eventos celebram Dia Mundial do Rim

Com o mote “A prevenção da doença renal começa na infância”, a Clínica do Rim, em parceria com a Unimed Paranavaí, Secretaria Municipal de Saúde e Sesc promove dois eventos para celebrar a data.
No próximo dia 08 de março uma palestra será proferida pelo enfermeiro Gesomar Martins. O público-alvo são os profissionais de saúde e agentes comunitários da rede municipal de saúde e a capacitação terá foco na prevenção e observação de fatores de riscos para o aparecimento e progressão da doença renal.
No dia 12 de março a ação de conscientização vai para as ruas com uma panfletagem sobre a importância da prevenção de doenças renais. A concentração será no cruzamento da Getúlio Vargas com a Marechal Cândido Rondon e contará com a participação de profissionais que vão orientar a população acerca de hábitos de vidas saudáveis e medidas que auxiliam na prevenção das doenças renais.
A DATA – Toda segunda quinta-feira de março é celebrado o Dia Mundial do Rim para aumentar a informação sobre a doença renal crônica – DRC e destacar a urgência de agir para prevenir e tratar essa doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da DRC.
A doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento e desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer.
IMPORTÂNCIA – O diagnóstico precoce da doença renal crônica é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição buscando o diagnóstico, e o tratamento precoces de crianças com DRC.
Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas.