Ex-prefeito de Marilena não entende motivo da suspensão de pagamentos
O ex-prefeito de Marilena, José Aparecido da Silva (Zé do Peixe), comentou ontem a matéria publicada na edição de ontem do Diário do Noroeste, abordando a suspensão, pela atual administração, dos pagamentos das contas remanescentes de 2012.
Zé do Peixe disse que em 2005, quando assumiu a prefeitura, a dívida era de aproximadamente R$ 1,5 milhão em valores não atualizados (a dívida atual, segundo a nova administração, é de cerca de R$ 500 mil). Na mesma linha, disse que os veículos estavam todos sucateados naquele ano e sem condições de serem consertados.
“Respeito a decisão do atual prefeito, mas não consigo entender o que motivou isso. Quando assumi, o ex-prefeito, que era ele, me deixou uma dívida quase três vezes maior que o valor que afirmam ter ficado. Além disso, o salário de dezembro e o 13º não haviam sido pagos na época. Honrei todos os compromissos”, afirmou o ex-prefeito.
Zé do Peixe falou que durante seus dois mandatos renovou a frota de veículos de todas as secretárias do município, asfaltou e recapeou várias ruas, reformou e ampliou o hospital municipal, investiu na contratação de profissionais, conseguiu casas populares, implantou creche, construiu refeitórios nas escolas municipais, readequou estradas rurais, reformou o ginásio municipal e criou diversos projetos, principalmente os turísticos.
VEÍCULOS – O ex-prefeito falou que quando assumiu a prefeitura, em 2005, a frota era antiga e não tinha condições de ser consertada ou reformada. Durante as duas gestões ele conseguiu 12 ônibus, vans e diversos veículos para as secretárias, enumera.
Sobre os veículos expostos na avenida principal, Zé do Peixe informou que a maioria é da gestão anterior a sua. Ele disse que a maioria estava rodando até o final do ano passado e que não os reformou porque não compensa devido ao alto custo.
“Alguns veículos devem ser leiloados. Entre eles estão os que foram doados pela Receita e outros do Governo do Estado. Para isso é preciso ter toda a documentação. Não podemos simplesmente vendê-los”, explicou.
CELULARES – Zé do Peixe explicou que no final de dezembro o plano dos telefones celulares foi cancelado e que a operadora não exigiu os aparelhos de volta. Sobre a conta de R$ 13.500,00 ele explicou que as ligações foram efetuadas por pessoas que estavam trabalhando para o município. Portanto, devem ser pagas pela prefeitura.
Ele explicou que até o dia 31 de dezembro todos os telefones funcionavam e que se cortaram o telefone é porque a atual gestão deixou de pagar a conta que venceu nesse mês. “A conta do telefone é mensal e não tem como ser paga antecipadamente. Se não pagar, a operadora corta mesmo”, falou.
SAÚDE – Na área da saúde, Zé do Peixe afirmou que deixou em caixa cerca de R$ 460 mil para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, citou que uma ambulância será entregue no município até o mês de março.
O ex-prefeito explicou que durante sua gestão ampliou o número de leitos do hospital municipal e que existe a previsão de receber mais R$ 160 mil para reforma do local.
A ambulância que estaria sendo emprestada por Nova Londrina, faz parte de um sistema que é mantido pelos dois municípios, além de Itaúna do Sul e Diamante do Norte. “Deixamos duas vans seminovas com ar-condicionado para transportar os pacientes. Já essa ambulância que fica em Nova Londrina também é mantida com recursos municipais de Marilena”, explanou.
EDUCAÇÃO – O ex-prefeito afirmou que deixou cerca de R$ 100 mil para ser usado na reforma ou construção de uma nova estrutura física para a Secretaria de Educação. Sobre os ônibus, explicou que a frota da secretaria é de 12 veículos e que o ônibus que está sendo exposto na avenida é utilizado como reserva quando algum apresenta problemas mecânicos.
Zé do Peixe disse que realmente não deixou materiais de limpeza em estoque, nem de manutenção e de merenda escolar. “Não podemos cometer abusos e comprar em excesso. Os alunos estão de férias, se comprasse muito alimento poderia estragar. Já os outros materiais devem ser comprados mensalmente e a atual gestão terá que comprá-los como sempre fizemos”, concluiu.
Zé do Peixe disse que em 2005, quando assumiu a prefeitura, a dívida era de aproximadamente R$ 1,5 milhão em valores não atualizados (a dívida atual, segundo a nova administração, é de cerca de R$ 500 mil). Na mesma linha, disse que os veículos estavam todos sucateados naquele ano e sem condições de serem consertados.
“Respeito a decisão do atual prefeito, mas não consigo entender o que motivou isso. Quando assumi, o ex-prefeito, que era ele, me deixou uma dívida quase três vezes maior que o valor que afirmam ter ficado. Além disso, o salário de dezembro e o 13º não haviam sido pagos na época. Honrei todos os compromissos”, afirmou o ex-prefeito.
Zé do Peixe falou que durante seus dois mandatos renovou a frota de veículos de todas as secretárias do município, asfaltou e recapeou várias ruas, reformou e ampliou o hospital municipal, investiu na contratação de profissionais, conseguiu casas populares, implantou creche, construiu refeitórios nas escolas municipais, readequou estradas rurais, reformou o ginásio municipal e criou diversos projetos, principalmente os turísticos.
VEÍCULOS – O ex-prefeito falou que quando assumiu a prefeitura, em 2005, a frota era antiga e não tinha condições de ser consertada ou reformada. Durante as duas gestões ele conseguiu 12 ônibus, vans e diversos veículos para as secretárias, enumera.
Sobre os veículos expostos na avenida principal, Zé do Peixe informou que a maioria é da gestão anterior a sua. Ele disse que a maioria estava rodando até o final do ano passado e que não os reformou porque não compensa devido ao alto custo.
“Alguns veículos devem ser leiloados. Entre eles estão os que foram doados pela Receita e outros do Governo do Estado. Para isso é preciso ter toda a documentação. Não podemos simplesmente vendê-los”, explicou.
CELULARES – Zé do Peixe explicou que no final de dezembro o plano dos telefones celulares foi cancelado e que a operadora não exigiu os aparelhos de volta. Sobre a conta de R$ 13.500,00 ele explicou que as ligações foram efetuadas por pessoas que estavam trabalhando para o município. Portanto, devem ser pagas pela prefeitura.
Ele explicou que até o dia 31 de dezembro todos os telefones funcionavam e que se cortaram o telefone é porque a atual gestão deixou de pagar a conta que venceu nesse mês. “A conta do telefone é mensal e não tem como ser paga antecipadamente. Se não pagar, a operadora corta mesmo”, falou.
SAÚDE – Na área da saúde, Zé do Peixe afirmou que deixou em caixa cerca de R$ 460 mil para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, citou que uma ambulância será entregue no município até o mês de março.
O ex-prefeito explicou que durante sua gestão ampliou o número de leitos do hospital municipal e que existe a previsão de receber mais R$ 160 mil para reforma do local.
A ambulância que estaria sendo emprestada por Nova Londrina, faz parte de um sistema que é mantido pelos dois municípios, além de Itaúna do Sul e Diamante do Norte. “Deixamos duas vans seminovas com ar-condicionado para transportar os pacientes. Já essa ambulância que fica em Nova Londrina também é mantida com recursos municipais de Marilena”, explanou.
EDUCAÇÃO – O ex-prefeito afirmou que deixou cerca de R$ 100 mil para ser usado na reforma ou construção de uma nova estrutura física para a Secretaria de Educação. Sobre os ônibus, explicou que a frota da secretaria é de 12 veículos e que o ônibus que está sendo exposto na avenida é utilizado como reserva quando algum apresenta problemas mecânicos.
Zé do Peixe disse que realmente não deixou materiais de limpeza em estoque, nem de manutenção e de merenda escolar. “Não podemos cometer abusos e comprar em excesso. Os alunos estão de férias, se comprasse muito alimento poderia estragar. Já os outros materiais devem ser comprados mensalmente e a atual gestão terá que comprá-los como sempre fizemos”, concluiu.