Exemplos
Rogério J. Lorenzetti*
"Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis" (Benjamin Disraeli) (Pensador)
Os recentes acontecimentos no Brasil preocupam a todos nós, que queremos viver em paz em um país que ofereça oportunidades a quem trabalha. Desde presídios superlotados, facções criminosas fazendo terrorismo nas cidades, políticos associados a grandes empreiteiras envolvidas em corrupção, e outras notícias ruins que permeiam nosso cotidiano.
Agora uma greve de policiais faz a “pacata” cidade de Vitória, no Espírito Santo, virar notícia nacional com saques promovidos por populares e muitas mortes ocorridas. Vivemos uma espécie de caos moral, onde alguns daqueles que deveriam proteger as leis e instituições são acusados de muitos crimes, passando um péssimo exemplo à população, em especial aos jovens, causando um sentimento de indignação às pessoas de bem.
O que levou a esta situação é reflexo da falta de valores morais em grande parte da sociedade. Basta a polícia cessar sua atividade que o pior dos mundos se instala e vemos pessoas que julgávamos boas, capazes de fazer coisas impensáveis na normalidade da sua vida.
Precisamos continuar investindo na educação, propiciando às crianças o conhecimento e as práticas necessárias para que possamos ter um país melhor, com pessoas e políticos corretos, onde a própria sociedade desenvolva sentimentos éticos e de solidariedade cristã que permitam às comunidades viverem em paz, com dignidade.
Uma sólida base moral depende basicamente de exemplos a serem seguidos. Por isso a importância que devemos dar à formação familiar, escola e igrejas, no contexto de termos bons cidadãos, com valores éticos necessários na sua personalidade e comportamento.
A máxima que prega: "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você "deve nortear nossas ações eliminando de vez o "jeitinho brasileiro" de "levar vantagem em tudo" que tanto mal fez e está fazendo ao nosso querido Brasil.
Uma sociedade melhor precisa de atitude, bons representantes, serviço público eficaz, além do cumprimento e aperfeiçoamento das leis e regras existentes.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí – gestão 2009/16