Expediente dos supermercados, aos domingos, volta a ser discutido em Paranavaí

A data-base para o fechamento da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) em Paranavaí é 1º de junho. Mas mesmo há mais de 50 dias para que patrões e empregados cheguem a um acordo sobre horários de funcionamento do comércio, o setor supermercadista já se movimenta contra a abertura todos os domingos do mês.
De acordo com o advogado do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), Cleiton Cavalcante, as reuniões para discutir o expediente comercial ainda não começaram, portanto, é cedo para argumentar sobre o assunto. As negociações, diz, devem ter início a partir de maio.
Enquanto a CCT não é definida, funcionários e donos de supermercado se manifestam pedindo mudança nos termos estabelecidos até agora. A abertura aos domingos, defende a maioria, é prejudicial para o setor.
Rômulo Prando, administrador de um supermercado de Paranavaí, afirma que há resultados concretos mostrando que o expediente especial não garante vantagens para o comércio. “Não compensa pelo custo alto com funcionários e pelo acréscimo dos gastos operacionais”. Em contrapartida, destaca, o aumento das vendas é pequeno.
Prando explica que a abertura dos supermercados aos domingos provocou uma mudança de comportamento. “O que aconteceu foi a transferência de vendas. Em vez de comprar no sábado, os clientes fazem suas compras no domingo”.
Um funcionário de outro supermercado da cidade também se posiciona contra o expediente aos domingos. Ele prefere não ser identificado, mas destaca que o rendimento dos empregados é prejudicado. “Os funcionários ficam desmotivados porque têm de trabalhar aos domingos. Isso diminui a qualidade do atendimento”.
FAVORÁVEL – Ainda que a maior parte dos representantes do setor supermercadista seja contrária à abertura aos domingos, há quem prefira que o expediente seja mantido. Subgerente de um hipermercado da cidade, Lucas Erick Moraes afirma: “Domingo é um dia importante para a loja”.
Para Moraes, oferecer a opção de ir ao mercado no domingo é fundamental para os consumidores, já que muitos não têm a oportunidade de fazer compras nos outros dias da semana. Por isso, afirma, “o saldo é positivo não só para nós, mas também para a comunidade”.
OUTRAS CIDADES – A título de comparação, cabe destacar como funciona o calendário dominical dos supermercados em outras cidades. Em Umuarama, por exemplo, os estabelecimentos têm o expediente especial nos dois primeiros finais de semana do mês, das 8 às 12 horas. Em Maringá, os supermercados atendem somente no primeiro domingo, das 8 às 13 horas. Já em Londrina, a abertura acontece em todos os domingos, das 8 às 18 horas.