ExpoParanavaí alavanca o desenvolvimento regional
#IMG02
Começou na sexta-feira a 42ª ExpoParanavaí, considerada a maior feira agropecuária da região. Durante a cerimônia oficial de abertura, autoridades destacaram a importância do evento para a promoção do desenvolvimento regional.
O deputado estadual Antônio Teruo Kato afirmou que a exposição é uma grande mostra das riquezas do Noroeste do Paraná, “não só do agronegócio, mas também do comércio e da indústria”.
Na avaliação do deputado federal Zeca Dirceu, a ExpoParanavaí garante a oportunidade de produtores rurais e empresários fecharem grandes negócios. O resultado, disse, é a geração de emprego e progresso.
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, destacou que a agricultura é responsável por 23% da arrecadação de ICMS em Paranavaí, salientando que a exposição põe em evidência esse potencial econômico do município.
Apesar de não ser a maior geradora de arrecadações, a agropecuária é fundamental, afirmou Lorenzetti. “A indústria está baseada na produção agrícola, que também transfere riquezas para que as pessoas comprem em nosso comércio”.
#IMG03
O deputado federal Edmar Arruda também prestigiou a abertura oficial da ExpoParanavaí. Na ocasião, falou sobre o apoio que tem oferecido aos municípios do Noroeste paranaense. “Estamos trabalhando para fazer de Paranavaí uma cidade cada vez mais forte. Que juntos possamos fortalecer toda a região”.
O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), Gilberto Pratinha, também ressaltou a importância do evento para a economia regional. Segundo ele, nos dez dias de exposição são esperados 220 mil visitantes. O volume de negócios fechados deve chegar à cifra de R$ 28 milhões.
Pratinha agradeceu a toda a equipe que trabalhou e está trabalhando para a realização da 42ª ExpoParanavaí. Também homenageou os diretores da SRNP e os ex-presidentes, salientando que todos tiveram participações decisivas na consolidação da feira como o maior evento agroindustrial da região.
Após a abertura oficial da exposição, o padre Adão Dias Martins celebrou uma missa de cura e libertação, reunindo centenas de católicos no Parque de Exposição Presidente Arthur da Costa e Silva.