ExpoParanavaí irá realizar a 10ª Galeria de Citricultura

décimo ano consecutivo será realizada a tradicional “Galeria de Citricultura”, de 11 a 14 de março, dentro das programações da 43ª ExpoParanavaí. Na edição deste ano, serão desenvolvidas 16 palestras técnicas com a presença de profissionais altamente capacitados.
As palestras acontecem no dia 13 de março e serão ministradas por engenheiros agrônomos, consultores e pesquisadores que irão tratar de temas relacionados à tecnologia e à economia citrícola.
O evento deve reunir produtores de citros de diversas cidades da região e de outros estados. A abertura está prevista para as 7h45, sendo que as palestras começam às 8h e seguem até às 18h10, com intervalos para almoço e café.
Ao longo do dia, os participantes terão uma agenda bastante movimentada e poderão acompanhar as principais novidades do mercado com relação ao controle de pragas, de doenças e do melhoramento genético, por exemplo.
O encerramento do ciclo de palestras será com o diretor presidente da Cm3 Cooperativa, Paulo Pratinha, que irá abordar as novas perspectivas e oportunidades para o setor de citros em 2014.
“Será abordada a questão da produção de citros e os acontecimentos no setor nos últimos dois anos. Serão discutidas também as perspectivas de produção e consumo para 2014 e 2015, além do crescimento do setor e as mudanças ocorridas tanto no Brasil quanto na Flórida”, destaca Paulo Pratinha.

Temas das palestras
– Situação atual da citricultura paranaense;
– Linha de crédito do Banco do Brasil;
– Desempenho da laranja “Iapar 73” em diferentes porta-enxertos;
– Soluções para a cultura de citros;
– Aumentando a produtividade dos citros com a produtividade de precisão;
– Manejo de plantas daninhas de difícil controle;
– Manejo de lagartas no citros;
– A inovação do cobre em citros;
– Normatizações envolvendo a comercialização de fruta in natura no estado do Paraná;
– Resultados da irrigação na citricultura;
– A poda e o manejo do Huanglongbing (HLB – Greening);
– Tecnologia de aplicação – ferramenta para redução de custo na citricultura;
– Adequação do volume de calda na citricultura;
– Manejo Integrado de Pragas (MIP);
– Produção e qualidade de frutos de laranja “Pera”, preparo de solo, manejo de estrelinhas e porta-enxertos.