ExpoParanavaí realiza 1ª mostra técnica de cavalos crioulos

Pela primeira vez a ExpoParanavaí irá realizar uma mostra de técnica de cavalos crioulos, com demonstração morfológica sobre a raça e palestra técnica. O evento será no dia 7 de março, na pista de julgamento (casa do Nelore), a partir das 13h.
O técnico responsável pelo evento virá do Rio Grande do Sul para apresentar as qualificações da raça e suas peculiaridades e esclarecer todas as dúvidas dos visitantes. Posteriormente será realizado um leilão de cavalos crioulos, a partir das 20h, no Recinto de Leilões Bela Thuronyi.
HISTÓRIA DA RAÇA – O Cavalo Crioulo originou-se das raças ibéricas – andaluz e lusitano – que, na época da colonização, foram trazidas pelos portugueses e espanhóis, tendo se espalhado principalmente pelos pampas sul-americanos, inclusive Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai.
A primeira vez que os cavalos ascendentes dos Crioulos tocaram o solo americano foi em 1493, quando Cristovão Colombo desembarcou na Ilha de São Domingos na sua segunda expedição ao novo continente. A partir de então, estes cavalos espalharam-se pela América, durante todo a século XVI.
Os cavalos que suportaram a travessia do Oceano Atlântico, nas condições precárias daquela época, eram muito resistentes e logo se adaptaram às novas condições de clima e alimentação, reproduzindo-se mais e mais.
Com os anos, esses sobreviventes da seleção natural reproduziram-se tanto, que superaram as necessidades e possibilidades dos primeiros colonizadores, que já não podiam manter todos sob controle.
Assim, os rebanhos primitivos de cavalos se dispersaram, esqueceram a domesticação e formaram enormes rebanhos selvagens que desenvolveram características como força, rusticidade e adaptação ao meio. Eram animais de estrutura excepcional com funcionalidade e morfologia superiores.
Em 1932, com a criação da ABCCC – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos -, iniciou-se a seleção genética e o aperfeiçoamento da raça, que se revelou ideal para a lida com o gado bovino nas fazendas. Apesar de conhecido por sua docilidade e inteligência, o principal trunfo do Cavalo Crioulo é a sua grande resistência física.