Fachada: mostrando sua identidade comercial
Por Mariá Surjus
A primeira impressão é a que fica, não precisamos de mais que um minuto para formar nossa opinião sobre algo. O consumidor forma a primeira impressão do seu negócio, seja qual for o tipo do seu empreendimento, pela fachada. Sim! Ela é muito mais importante do que muitas pessoas acham, ela é fundamental para o sucesso do seu negócio. E quando digo fachada, não é apenas o letreiro, e sim o conjunto como um todo; inclui a porta, as paredes externas, vitrine.
Quantas vezes você já ouviu cliente entrar e ficar admirado por nunca ter visto, mesmo transitando muito pelo local em que seu estabelecimento é situado. Isto é um sinal claro que precisa mudar algo em sua fachada. Atravesse a rua, veja você mesmo, olhe sua loja, seu restaurante e observe. É algo que chama a sua atenção?
A comunicação do lado interno da sua loja com o consumidor que ainda está na rua é feita através da fachada, ela é seu cartão de visitas, sua função é chamar a atenção desse futuro consumidor para despertar nele o interesse, a curiosidade, estabelecer uma relação cliente/produto e mostrar a ele que você pode sim oferecer algo.
A primeira coisa a ser pensada para o projeto final cumprir sua função, é estipular qual o seu público alvo, a arquitetura tem o poder de estabelecer isso. Pessoas mais jovens são atraídas por cores mais vibrantes, já pessoas mais velhas preferem tons neutros associados a tons frios. Outro ponto importante é verificar a legislação municipal quanto à comunicação visual em espaços públicos, muita gente não sabe, mas o letreiro da sua fachada não pode passar de uma proporção máxima que é calculada em relação à metragem frontal do seu imóvel.
Podemos usar e abusar das cores, texturas, usando tudo de uma forma harmoniosa representando a identidade da empresa, a escolha desses elementos precisa ser feita e realizada corretamente, e para o letreiro, hoje, possuímos inúmeras possibilidades de materiais, a criatividade não tem limites. Outro fator importante é a iluminação. Sempre é pensada a iluminação de vitrine, mas temos que pensar também na iluminação das paredes, da logo, e em muitos casos, esse pode ser o ponto que diferencia você da concorrência, fazer da sua fachada uma atração irresistível.
O estudo da fachada é um dos pontos mais importantes de um projeto comercial, tem que fazer uma relação entre arquitetura, publicidade e vendas. Causar uma boa impressão nos dias de hoje é quase um requisito básico para o sucesso.
Mariá Surjus – arquiteta e urbanista, graduada pelo Centro Universitário Filadélfia, e pós-graduada em Master em Arquitetura e Lighting. Desde 2012 exerce sua profissão com seu escritório SOUL arquitetura + interiores. Confira: www.arquiteturasoul.com.br.