Faculdade busca apoio para ampliar oferta de cursos superiores em Paranavaí
Na manhã de sexta-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti recebeu a visita dos diretores da Fatecie (Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná), Daniel de Lima e Gilmar de Oliveira, que solicitaram a doação de um terreno de 10 mil m² nas proximidades do Jardim Oásis, para finalizar a documentação, junto ao MEC (Ministério da Educação), de autorização de funcionamento de três novos cursos superiores na instituição: direito, engenharia agronômica e engenharia civil.
Segundo Oliveira, a faculdade necessita de cessão imediata da área para a construção de novas instalações, uma vez que a previsão de início das aulas do curso de agronomia (que já teve o seu pedido protocolado junto ao MEC) é para janeiro de 2014.
"Os cursos deverão atrair alunos não só de Paranavaí, mas de toda a região da Amunpar, e não existe uma mola propulsora maior para o desenvolvimento de uma região do que a educação. […] A nossa intenção não é oferecer apenas um curso, mas um curso de qualidade para ser referência para a região", apontou o diretor, que já vislumbra, para um futuro próximo, a possibilidade de elevação do status da instituição para Centro Universitário.
Para os diretores, a implantação de novos cursos diurnos será uma oportunidade para que a cidade atraia ainda mais estudantes e possa, num curto espaço de tempo, receber destes mão-de-obra qualificada.
"Paranavaí não se tornou uma cidade universitária até hoje porque grande parte de nossos cursos permite que o estudante venha e volte para a sua cidade de origem no mesmo dia. Com a implantação desses cursos diurnos, os alunos terão que morar na cidade, e muitos deles permanecerão aqui após a conclusão do curso, incrementando a oferta de mão de obra qualificada. Tudo isso ainda é um sonho, mas que está muito próximo de se tornar realidade", afirmou Lima.
"Somos do meio acadêmico e, antes de sermos empresários, somos professores e somos da cidade e queremos muito que ela cresça e se desenvolva”, acrescentou o diretor.
Lorenzetti parabenizou a iniciativa empreendedora dos diretores e afirmou que estará à disposição para que possam aumentar a oferta de cursos superiores em Paranavaí.
"Todos os cursos superiores são importantes, porque formam mão-de-obra qualificada para uma cidade. Mas tem três deles em especial que, na minha opinião, dão status diferente a uma cidade, que são direito, medicina e engenharia civil. […] O que tornou possível a expansão de Maringá foi a prestação de serviços, entre elas o fato de ser uma cidade universitária. O movimento que você trás para a cidade com um curso superior é muito grande. Vocês são um grupo de Paranavaí, entendem da área educacional, e merecem todo o nosso respeito pela sua conduta e credibilidade, e por isso podem contar com o nosso apoio", salientou o prefeito.
A audiência também foi acompanhada pelos secretários Nivaldo Mazzin (Governo), Joaquim Aurélio da Conceição (Desenvolvimento Econômico), Moacir Ferreira Maciel (Desenvolvimento Urbano), Gilmar Pinheiro (Administração), Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura), e Osmar Wessler (Agricultura).