Falta de chuva, baixa umidade e pastagem seca provocam incêndios

A falta de chuva, a baixa umidade do ar e a pastagem seca são as causas dos quatro incêndios ambientais verificados ontem à tarde, no Jardim São Jorge, Vila Operária, Jardim Ipê e nas proximidades do Jardim Oásis, em Paranavaí.
E faltou efetivo ao Corpo de Bombeiros para atender as quatro ocorrências.
No Jardim São Jorge, o Diário do Noroeste registrou civis combatendo o fogo na pastagem próximo da casa localizada em uma chácara.
De acordo com uma funcionária do local, o incêndio teria sido colocado propositalmente por usuários de drogas que passaram em uma rua na frente da chácara, que tem oito hectares. Além da mulher, outros dois homens lutavam contra o fogo que se alastrava rapidamente com o vento.
Eles reclamaram que ligaram para o Corpo de Bombeiros solicitando ajuda e foram informados que não havia pessoas para atender a ocorrência. O jeito foi improvisar e lutar contra o fogo abafando as chamas e utilizando água em uma máquina de passar veneno.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, tenente Cesar Perdoncini, informou que pode disponibilizar uma única equipe para atender os focos de incêndio. Essa equipe estava em uma propriedade rural localizada próxima ao Jardim Oásis.
Neste local, o fogo já havia queimado cerca de 20 alqueires de pastagem e estava se alastrando rapidamente, colocando em risco propriedades vizinhas. Para controlar o fogo foi necessária a ajuda de máquinas.
FALTA DE EFETIVO – O comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí explicou que durante um plantão ele pode contar com um telefonista, duas pessoas para atender ocorrências com a ambulância e outras duas para o combate de incêndio. Além de atender Paranavaí, existem mais as cidades atendidas pelo quartel de Paranavaí.
Perdoncini disse que o número de efetivo por plantão não é o ideal e que situações como a de ontem podem acontecer mais vezes. A solução seria ter um efetivo maior para prestar os serviços. “A falta de chuva e a baixa umidade do ar me deixam preocupado. Se tivéssemos mais efetivo poderíamos ficar mais tranquilos”, afirmou Perdoncini.