Falta de interesse de profissionais em participar da licitação preocupa Ditran de Paranavaí

No dia 4 de julho a Prefeitura de Paranavaí realizará a licitação para definir quais profissionais poderão prestar o serviço de mototáxi na cidade. A preocupação da Diretoria de Trânsito (Ditran) recai sobre o reduzido número de editais retirados no Setor de Compras. Até a tarde de ontem eram apenas quatro.
O gerente administrativo da Ditran, Gabriel dos Santos Luiz, explica que serão 204 permissões, conforme determina a legislação. A proporção é de um mototaxista para cada 400 habitantes. “Estamos convocando os profissionais porque quem não participar da licitação não poderá prestar o serviço em Paranavaí”, alertou.
Entre as exigências para concorrer a uma das permissões estão o curso de pilotagem e habilitação na categoria A por pelo menos dois anos. O candidato a mototaxista precisa ter mais de 21 anos, tem de ser proprietário do veículo, deve comprovar residência em Paranavaí por mais de seis meses, além de apresentar certidão criminal negativa.
Luiz destacou que apesar de ser uma documentação relativamente fácil de ser compilada, os interessados em prestar o serviço de mototáxi em Paranavaí precisam se apressar, para que tenham tudo em mãos no dia da abertura dos envelopes. “Quanto mais cedo eles fizerem a retirada do edital, mais tempo terão para se organizar”.
Uma estimativa da Ditran aponta aproximadamente 300 profissionais atuando como mototaxistas e motofretistas em Paranavaí. De acordo com Luiz, a maior parte deles não tem multas por infrações no trânsito, o que demonstra o bom comportamento dos motociclistas que fazem o transporte individual de passageiros pelas vias da cidade.