Falta de interesse e ausência de qualificação dificultam contratações de mão de obra

A falta de interesse dos candidatos aliada à ausência de qualificação da mão de obra são os fatores que mais dificultam na hora da contratação de um funcionário. Foi o que revelaram alguns empresários de Paranavaí ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), e ao gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone, durante visitas realizadas ao comércio central do município nessa semana.
Acompanhados do presidente do Conselho do Trabalho de Paranavaí, Carlos Nitsuaki Sakae, e do responsável pela captação de vagas na Agência, Jeferson Magalhães, as autoridades conversaram com gerentes de lojas de rede de varejo e empresários sobre as principais dificuldades na hora da contratação e de que forma o município pode auxiliar nesta questão.
“Esse diálogo com os empresários e gerentes é muito importante. Através dessa conversa descobrimos, por exemplo, a necessidade de um curso de capacitação para montadores de móveis. Vamos conversar com nossos parceiros sobre essa possibilidade e acreditamos que, em breve, poderemos atender a mais essa solicitação dos empresários locais”, destacou Barone.
PAT – Para os trabalhadores interessados em se qualificar, o município está com inscrições abertas para cursos gratuitos ofertados através do Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT). Trata-se de uma parceria com instituições da cidade que oferecem cursos em diferentes áreas de atuação.
Atualmente, há vagas para cinco cursos: gestão de pessoas, panificação, trabalhador em aplicação de agrotóxicos, tratorista agrícola e tratorista polivalente. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e ser alfabetizado. Interessados devem ir até a Agência do Trabalhador, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho.