Falta de qualificação profissional dificulta preenchimento de vagas de emprego

A falta de qualificação profissional tem sido obstáculo para a geração de empregos em Paranavaí. Grande parte das pessoas que vão até a Agência do Trabalhador não preenche os requisitos determinados pelas empresas contratantes, e um dos resultados é a permanência dos cadastros por longos períodos.
Gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu citou exemplos de vagas cadastradas há semanas, mas sem respostas positivas: desenvolvedor WEB (PHP), programador Delphi e instalador de sistemas eletrônicos de segurança. As especificidades das funções limitam as opções de candidatos.
Elen afirmou: “Algumas pessoas se interessam, porém, não se encaixam no perfil solicitado pela empresa”. Mas esse não é o único problema. “Outra situação é que oferecem salários baixos, então, pessoas com muita experiência não aceitam”, acrescentou. 
Uma saída para as empresas seria oferecer treinamento para os funcionários recém-contratados. No entanto, nem todos adotam essa prática. Por isso, as perspectivas de encontrar profissionais que se encaixem nessas vagas não são positivas. 
A gerente da Agência do Trabalhador também sugeriu que as pessoas desempregadas busquem qualificação em diferentes áreas de atuação, para que, eventualmente, possam mudar de ramo. “A pessoas se fecha e perde outras oportunidades”, analisou.
SEGURO-DESEMPREGO – De acordo com Elen, é possível perceber a falta de interesse em muitos candidatos. “Não querem cumprir horários e seguir regras. Só querem o salário no final do mês.” Além disso, o número de pessoas que buscam o seguro-desemprego seguidas vezes é grande. São centenas.
A percepção é que “assim que termina o período aquisitivo e já têm o direito ao novo benefício, muitos funcionários fazem de tudo para a demissão”, destacou a gerente da Agência do Trabalhador. E completou: “Deveria ser apenas para a pessoa que foi demitida para ficar segurada até uma nova contratação”.

Falta de qualificação profissional dificulta preenchimento de vagas de emprego

Acabador de mármore e granito, desenhista, eletricista industrial, serralheiro e soldador. Essas são algumas oportunidades de emprego que constam na lista de cadastros da Agência do Trabalhador de Paranavaí, mas dificilmente aparecem candidatos devidamente preparados. 
Há casos em que os registros são mantidos durante meses. “Faltam qualificação e experiência”, disse a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, referindo-se às pessoas que procuram por emprego. Em contrapartida, continuou, vagas nos setores administrativos e afins “expiram rapidamente”.
Um problema que se repete é a ausência dos candidatos encaminhados para entrevistas com empregadores. “Grande parte dos usuários não aparece”, afirmou Elen. Recentemente, de oito pessoas indicadas para uma indústria, apenas quatro compareceram. 
Outra situação frequente é o concorrente não ter perfil compatível às exigências do cargo. De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, isso “desgasta o empregador e todo mundo perde tempo – às vezes até dinheiro para chegar ao local”.
Oportunidades de emprego em Paranavaí
Na segunda-feira (18), a Agência do Trabalhador de Paranavaí iniciará os atendimentos com 45 vagas de emprego. Há opções para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para o público geral (veja a seguir).
Interessados devem ir até a Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro, e apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Pessoas com deficiência têm de levar laudo médico. Reabilitadas precisam ir munidas de declaração do INSS. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. Confira.
Pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS:
Ajudante de eletricista (1)
Auxiliar de linha de produção (4)
Assistente de recursos humanos (1)
Público geral:
Acabador de mármore e granito (1)
Analista de crédito (1)
Arte-finalista (1)
Assistente de marketing (1)
Auxiliar agrícola externo (1)
Auxiliar de crédito (1)
Auxiliar de escritório – aposentado (1)
Auxiliar de linha de produção (5)
Auxiliar financeiro (1)
Cabeleireiro (1)
Desenhista (1)
Eletricista industrial (1)
Instalador de sistemas eletrônicos de segurança (3)
Mestre de obras (1)
Montador de mármores (1)
Operador de empilhadeira (1)
Operador supervisório de caldeira (4)
Serralheiro (1)
Soldador (3)
Técnico de alimentos (1)
Vendedor externo (2)
Vendedor interno (5)