Falta de recursos compromete realização de atividades diárias na Unespar de Paranavaí

Dois campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tiveram de fechar as portas porque não receberam os recursos que deveriam ser repassados pelo Governo do Estado. A situação que prejudicou o andamento do ano letivo em Curitiba e Paranaguá também está afetando o campus de Paranavaí.
O diretor Elias de Souza Junior explicou que as atividades ainda não foram interrompidas porque a instituição de Paranavaí dispõe de funcionários efetivos para fazer a manutenção do campus. No entanto, alguns trabalhos terceirizados poderão parar, caso a verba não seja enviada.
De acordo com o diretor da Unespar de Paranavaí, a falta de repasse está comprometendo, por exemplo, a limpeza e a segurança. Além disso, não há dinheiro para comprar produtos de higiene pessoal, materiais de uso diário e nem mesmo café e açúcar.
A previsão para 2015 era receber pouco mais de R$ 1,5 milhão, mas somente R$ 993.495 foram repassados. O valor referente ao último trimestre ainda não foi enviado, e a expectativa é que isso seja feito em meados de janeiro. “Acredito que o dinheiro será repassado”, disse Souza Junior.
As atividades nos dois últimos dias letivos de 2015 (segunda e terça-feira da próxima semana) não serão prejudicadas. Depois, a Unespar de Paranavaí entrará em recesso, voltando em 1º de fevereiro de 2016 para a conclusão do calendário referente a este ano. Sem o repasse do Governo do Estado, no entanto, o retorno não será possível.
Na tarde de ontem, professores e profissionais que atuam no campus da cidade se reuniram para debater as possibilidades para o ano que vem. Concordaram em não retomar as aulas se os recursos não forem enviados “porque não vamos ter como trabalhar”, enfatizou o diretor da Unespar de Paranavaí.