Família Paranaense é apresentado em encontro de mulheres agricultoras
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou do evento que reuniu mais de 200 agricultoras de todas as regiões do Estado, em Curitiba.
Fernanda ressaltou a importância da participação crescente das mulheres no setor agrícola do Paraná, que gera milhares de empregos nas cadeias do agronegócio, da agroindústria e movimenta bilhões de reais.
“As mulheres possuem um papel importante na sociedade por garantir a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, mas também por ajudar a promover o desenvolvimento das regiões onde moram e do nosso Estado”, disse.
A secretária afirmou que o Governo do Estado tem um compromisso com as agricultoras e agricultores, que se traduz em programas e medidas importantes implantadas nos últimos cinco anos.
Ela lembrou que a mais recente medida, tomada na semana passada, foi a nomeação, pelo governador Beto Richa, de 143 profissionais para o quadro da Emater, medida que fortalecerá o trabalho de apoio e assistência técnica para os produtores rurais.
“Estas ações resultam na organização, na geração de renda, na autonomia e ampliação da autoestima de todas que trabalham no campo, contribuindo para a valorização da mulher agricultora”, afirmou Fernanda.
OBJETIVO DO FAMÍLIA PARANAENSE
Um dos objetivos do encontro foi ampliar o acesso às políticas públicas, incluindo aquelas voltadas à produção, comercialização e fortalecimento dos empreendimentos econômicos.
Para isso, a programação contou com uma apresentação das ações do programa Família Paranaense, voltadas para o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais. A palestra foi ministrada pela coordenadora do programa, Letícia Reis.
O Família Paranaense é o principal programa do Governo do Paraná para a superação da pobreza e emancipação das famílias. Ele é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com 18 secretarias de Estado e órgãos estaduais, além dos municípios. Desde a implantação, mais 230 mil famílias foram atendidas, um investimento de R$ 131 milhões.
SEGURANÇA ALIMENTAR
Na área de segurança alimentar, as famílias rurais participam de cursos e oficinas, são incluídas em programas como Hortas Comunitárias e Caseiras, Leite das Crianças e projetos para melhoria e desenvolvimento da atividade agrícola. As ações de saúde incluem vacinação, acompanhamento na Unidade de Saúde para doenças crônicas, inclusão em acompanhamento pré-natal, inclusão em atividades de economia solidária.
RENDA PARANAENSE
Outra ação importante para as famílias rurais foi a implantação, em parceria com a Emater, do Renda Família Parananense Agricultor Familiar. Trata-se de um benefício para famílias que vivem na área rural, sobrevivem da agricultura e têm renda per capita de até R$ 154 por mês. Elas recebem um valor para aplicar em projetos de melhoria da qualidade da água e do saneamento, melhoria do plantio para o autoconsumo e comercialização, qualificação da produção leiteira. Técnicos da Emater orientam e acompanham famílias durante o período de desenvolvimento do projeto escolhido.