Faturamento externo do agronegócio inicia 2015 em queda

SÃO PAULO – No primeiro quadrimestre de 2015, o faturamento em dólar das exportações do agronegócio brasileiro caiu 14% frente ao de mesmo período do ano anterior.
O montante ficou na casa dos US$ 25 bilhões nestes primeiros quarto meses, pressionado pela queda do preço em moeda norte-americana, de 14% na comparação anual.
Com exceção do café e do etanol, todos os outros produtos exportados neste ano tiveram redução nos preços em dólar.
O volume exportado também se reduziu no período, o que foi creditado, em boa parte, ao incêndio ocorrido na região do Porto de Santos em abril.
Dos produtos acompanhados, metade apresentou aumento na quantidade enviada, enquanto a outra metade, queda. No grupo com redução dos embarques estão etanol, açúcar, celulose, carnes suína, de frango e bovina, e a soja em grão, que sozinha apresentou queda de 24,3%.
O câmbio real, por sua vez, teve desvalorização de 4,5% na média do quadrimestre, o que não foi suficiente para manter a atratividade das exportações brasileiras, de acordo com cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, que diminuiu 10% nos primeiros quatro meses de 2015 frente a igual período de 2014.