Fecomércio PR, há 65 anos desenvolvendo o comércio paranaense
Em 19 de janeiro de 1948, cinco sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo uniram-se em Curitiba para fundar a Federação do Comércio do Paraná, iniciativa dos empresários paranaenses a partir das entidades patronais do segmento.
Em 2013 a entidade completa 65 anos e comemora seu crescimento, contando hoje com 59 sindicatos filiados. Filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio Paraná nasceu na esteira das medidas de modernização do país, após a redemocratização de 1946.
A Fecomércio é representante legal do empresariado do comércio de bens, serviços e de turismo. Entre suas funções está a de administrar os conselhos regionais do Sesc e do Senac. Tem a missão de representar seus filiados junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Apresenta soluções, estudos e reivindicações que contribuem com a atividade empresarial.
Ao longo dos anos a entidade veio aumentando a gama de serviços oferecidos ao empreendedor do comércio, seguindo o crescimento econômico da atividade.
O ano de 2004 marca o início da gestão Darci Piana. A partir de então, Fecomércio, Sesc e Senac passaram a atuar de forma integrada. “O sistema passou a fortalecer a promoção de serviços que beneficiam comerciários e empresários com forte capilaridade em todo o estado.
O Sesc, braço social do sistema, conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação, enquanto o Senac oferece educação profissional”, pontua Piana.
Ao mesmo tempo em que defende e representa, a Fecomércio também reconhece. Em 2006, criou o troféu Guerreiro do Comércio, destinado a premiar empresários de destaque nos sindicatos filiados. Em 2013, o evento chega à oitava edição.
IFPD – A partir de 2012, entrou em operação o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, IFPD, para promover a área da pesquisa, assim como atuar na coordenação de estágios, servindo assim de ponte entre o estudante e o mercado de trabalho.
Também realiza a Pesquisa Conjuntural do Comércio, com indicadores mensais que acompanham o desempenho do comércio, e a pesquisa de Opinião do Empresário, semestral, para mensurar a expectativa dos empreendedores para o semestre seguinte.
Fecomércio em ação – A instituição oferece igualmente mecanismos para o desenvolvimento comercial. É parceira de programas de capacitação e gestão empresarial e sindical como o Varejo Mais, realizado em parceria com o Sebrae há sete anos. A iniciativa visa melhorar o desempenho das empresas paranaenses, incluindo micro e pequenas. O programa possibilita a troca de informações sobre tecnologia e modelos de sucesso.
Receitas – A Fecomércio é mantida com recursos próprios, oriundos da contribuição anual compulsória dos empresários, prevista na CLT. É apartidária e não-governamental, mas realiza ações conjuntas e parceiras de entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados. Um exemplo são os processos de revitalização de espaços comerciais, dos quais foi pioneira, realizados tanto em Curitiba quanto no interior do estado. As parcerias se estendem também a outras iniciativas que visam o desenvolvimento do Paraná. Para tanto, integra o G7, ao lado de outras organizações da sociedade civil, e do Fórum Permanente Futuro 10, destinado a planejar o futuro a partir de projeções para os dez anos seguintes.
Missões – As missões empresariais e rodadas de negócios, inclusive internacionais formam outra atividade da Federação, facilitando o contato entre quem quer vender e quem quer comprar produtos ou serviços. É a forma pela qual incentiva intercâmbios comerciais, tecnológicos, científicos e culturais.
Câmaras – A Fecomércio possui diversas câmaras setoriais, com a intenção de descentralizar a tomada de decisões e segmentar serviços por meio de núcleos de inteligência. Atualmente conta com a Câmara Setorial do Comércio de Autopeças, Câmara do Comércio Exterior, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Câmara Setorial do Comércio de Produtos Farmacêuticos, do Comércio de Materiais de Construção, e Empresarial do Turismo.
Em 2013 a entidade completa 65 anos e comemora seu crescimento, contando hoje com 59 sindicatos filiados. Filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio Paraná nasceu na esteira das medidas de modernização do país, após a redemocratização de 1946.
A Fecomércio é representante legal do empresariado do comércio de bens, serviços e de turismo. Entre suas funções está a de administrar os conselhos regionais do Sesc e do Senac. Tem a missão de representar seus filiados junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Apresenta soluções, estudos e reivindicações que contribuem com a atividade empresarial.
Ao longo dos anos a entidade veio aumentando a gama de serviços oferecidos ao empreendedor do comércio, seguindo o crescimento econômico da atividade.
O ano de 2004 marca o início da gestão Darci Piana. A partir de então, Fecomércio, Sesc e Senac passaram a atuar de forma integrada. “O sistema passou a fortalecer a promoção de serviços que beneficiam comerciários e empresários com forte capilaridade em todo o estado.
O Sesc, braço social do sistema, conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação, enquanto o Senac oferece educação profissional”, pontua Piana.
Ao mesmo tempo em que defende e representa, a Fecomércio também reconhece. Em 2006, criou o troféu Guerreiro do Comércio, destinado a premiar empresários de destaque nos sindicatos filiados. Em 2013, o evento chega à oitava edição.
IFPD – A partir de 2012, entrou em operação o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, IFPD, para promover a área da pesquisa, assim como atuar na coordenação de estágios, servindo assim de ponte entre o estudante e o mercado de trabalho.
Também realiza a Pesquisa Conjuntural do Comércio, com indicadores mensais que acompanham o desempenho do comércio, e a pesquisa de Opinião do Empresário, semestral, para mensurar a expectativa dos empreendedores para o semestre seguinte.
Fecomércio em ação – A instituição oferece igualmente mecanismos para o desenvolvimento comercial. É parceira de programas de capacitação e gestão empresarial e sindical como o Varejo Mais, realizado em parceria com o Sebrae há sete anos. A iniciativa visa melhorar o desempenho das empresas paranaenses, incluindo micro e pequenas. O programa possibilita a troca de informações sobre tecnologia e modelos de sucesso.
Receitas – A Fecomércio é mantida com recursos próprios, oriundos da contribuição anual compulsória dos empresários, prevista na CLT. É apartidária e não-governamental, mas realiza ações conjuntas e parceiras de entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados. Um exemplo são os processos de revitalização de espaços comerciais, dos quais foi pioneira, realizados tanto em Curitiba quanto no interior do estado. As parcerias se estendem também a outras iniciativas que visam o desenvolvimento do Paraná. Para tanto, integra o G7, ao lado de outras organizações da sociedade civil, e do Fórum Permanente Futuro 10, destinado a planejar o futuro a partir de projeções para os dez anos seguintes.
Missões – As missões empresariais e rodadas de negócios, inclusive internacionais formam outra atividade da Federação, facilitando o contato entre quem quer vender e quem quer comprar produtos ou serviços. É a forma pela qual incentiva intercâmbios comerciais, tecnológicos, científicos e culturais.
Câmaras – A Fecomércio possui diversas câmaras setoriais, com a intenção de descentralizar a tomada de decisões e segmentar serviços por meio de núcleos de inteligência. Atualmente conta com a Câmara Setorial do Comércio de Autopeças, Câmara do Comércio Exterior, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Câmara Setorial do Comércio de Produtos Farmacêuticos, do Comércio de Materiais de Construção, e Empresarial do Turismo.