Feirinha une artesãs no centro de Paranavaí
O encontro casual na frente de uma agência bancária, seguido de conversa informal, o amor ao artesanato e a necessidade de criar opção para mostrar e vender as criações. Esses foram os ingredientes necessários para a criação da Feirinha do Artesanato. O evento acontece todos os sábados na frente da Prefeitura de Paranavaí.
Na feirinha os clientes podem comprar dezenas de itens, dentre os quais, tapetes, guardanapos, aventais, porta-pratos, pães, bolachas e roscas. “O que não tem de pronta entrega é só encomendar. Nós iremos criar e fazer”, diz Jessilene Cardoso, presidente da Associação da Feira das Artes.
INÍCIO – Há quatro anos Jessilene Cardoso e Laise Moya se encontraram na frente do Banco do Brasil e combinaram de no sábado seguinte exporem suas criações na frente da prefeitura. Conforme o combinado as duas levaram mesas e expuseram seus produtos.
Gradativamente mais artesãs gostaram da ideia e passaram a expor. O passo seguinte foi a criação da associação, a compra de barracas e uma estrutura fixa para o evento. Hoje a feirinha está consolidada e iniciou um novo projeto. Há dois meses abriu uma loja física na Rua Manoel Ribas, 884, onde atende no horário comercial.
A artesã Vilma Araújo Fachin se associou há cerca de um ano. Na manhã de ontem enquanto dava entrevista fazia um tapete. O gosto pelo artesanato é antigo e com a perda do emprego foi a saída para continuar tendo renda e ajudar na manutenção de sua família.
“Não tenho do que reclamar. Com o desemprego tive que encontrar alternativas. Fazendo artesanato eu posso cuidar da minha casa e trabalhar ao mesmo tempo. Aqui na feirinha é uma opção para expor, vender e receber encomendas. Também faço uso das redes sociais para movimentar a nossa atividade”, disse Vilma.