Fenômeno solar atraiu atenção em Paranavaí

Quem olhou para o céu em Paranavaí, ontem, no começo da tarde, se deparou com um fenômeno – o halo solar. Não é raro, mas sempre chama a atenção e encanta pelo aspecto diferenciado, marcado por um círculo ao redor do sol.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneip, detalha que se trata de um fenômeno devido às condições climáticas. Um dia claro com umidade alta distante da terra. Esta combinação forma uma espécie de arco em torno do sol. Além, de não ser raro, também não acontece em períodos determinados, bastando haver condições atmosféricas para tal.
O QUE É – O halo solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.
O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.
Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras. (fonte: www.brasilescola.uol.com.br)