Ferraz Júnior recebe homenagens em Paranavaí

O radialista Dionísio Ferraz Júnior recebeu várias homenagens em solenidade realizada sexta-feira (9) na sede da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (Aciap), pelos seus 50 anos de crônica esportiva.
Amigos foram levar o abraço a Ferraz, que residiu quase 40 anos em Paranavaí – “a cidade onde mais tempo passei na minha vida” – disse ele. Entre os amigos estavam, empresários, pessoas que militaram na área esportiva, notadamente ligados ao ACP, e profissionais de imprensa.
Ferraz veio de Londrina, como funcionário do Instituto Brasileiro do Café (IBC), para a inauguração dos armazéns localizados na avenida Heitor Furtado em 1º de junho de 1961. Sua designação, na época, era para permanecer em Paranavaí por seis meses, mas acabou estendendo a permanência até se aposentar.
Mesmo nesse período, começou a se dedicar ao cronismo esportivo.
Durante o evento na Aciap, Ferraz Júnior relembrou sua atuação como jogador de futebol amador e dirigente do Atlético Clube Paranavaí.
Em contatos com o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol, João Havelange, lembrou que conseguiu inscrever o ACP para disputar a Série Prata da Copa Brasil. O time paranavaiense jogou duas vezes no Maracanã na década de 1970.
Bastante emocionado, Ferraz falou sua trajetória em Paranavaí, onde se casou e teve os cinco filhos (atualmente mais 11 netos) até retornar para Londrina, onde ainda, aos 78 anos de idade, atua na Rádio Paiquerê.
Ele já participou de transmissões de três copas do mundo, comentando jogos para aquela emissora. “Saí de Paranavaí, mas Paranavaí não saiu de mim”, disse ele, manifestando seu sentimento pela cidade e pelos amigos que tem aqui.
Disse que seu interesse pela cidade é tamanho que se mantém informado diariamente através da leitura do Diário do Noroeste,  uma referência em jornalismo no Norte do Paraná, segundo afirmou, e agora dos blogs mantidos na Internet.
Além de receber a carteira perpétua da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, Ferraz Júnior foi homenageado na oportunidade pela Câmara Municipal de Paranavaí, que entregou o Diploma de Congratulações através do presidente José Galvão e pela Aciap e Instituto Maurício Ghelen, que entregou a publicação especial feita sobre os 10 anos da conquista do título de campeão paranaense de 2007 pelo Atlético Clube Paranavaí.
Todos destacaram em suas falas a grande contribuição de Ferraz Júnior a Paranavaí como gerente do IBC, cronista esportivo, radialista e como vereador que foi eleito em 1976 e 1982.
Aliás, relembrou que ao lado do bioquímico Luizinho Gonzaga Donida, presente ao ato, e outros companheiros, fundou o PSDB e introduziu José Galvão na política, já eleito e reeleito por cinco mandatos. (Texto:(SB)