Feriados de 2017

O ano de 2017 vai começar com um feriado – é óbvio – para todos os brasileiros mas, para os paranavaienses vai ser um feriadão. Isto porque o feriado de 14 de dezembro, data de aniversário da cidade por motivos de interesses comerciais, foi transferido como compensação para o dia 2 de janeiro. Assim, na segunda-feira não haverá expediente. Ainda em janeiro outro feriadão para os paranavaienses: dia 20, sexta-feira, Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.
O ano de 2017 vai ser melhor que 2016 está no fim. O calendário do próximo ano tem 11 feriados nacionais e dois municipais que, emendados, podem render folgas de três ou mais dias. Em 2016, foram nove feriados com estas características.
Passados os feriados acumulados municipais de janeiro, o primeiro grande feriado nacional do ano que vem é fixo – o Carnaval – entre os dias 24 e 28 de fevereiro. São cinco dias de folia e folga para muita gente. Depois vem a Sexta-Feira Santa, que em 2017 será no dia 14 de abril. Normalmente emendado com o sábado e domingo.
O dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, cai numa sexta-feira, e dá-lhe emenda com o final de semana. O feriado seguinte cai numa segunda-feira — 1º de maio, Dia do Trabalho. Claro que será emendado. No dia 15 de junho é comemorado o Corpus Christi, numa quinta-feira. Enforcando a sexta, são quatro dias de folga.
O dia 7 de setembro de 2017 será numa quinta-feira. A emenda com a sexta-feira e o final de semana já é natural para o brasileiro.
O dia da padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida – e Dia das Crianças, 12 de outubro, cai numa quinta-feira. Da mesma forma, o finados, em 2 de novembro, também será na quinta-feira. O 15 de novembro, data da comemoração da Proclamação da República, no ano que vem acontece numa quarta-feira. Com certeza terá quem emende com o fim de semana mais a segunda e terça-feira, ou com a quinta e sexta-feira mais o sábado e domingo.
Natal e Ano Novo de 2017 também darão uma folga maior que neste ano. Como caem numa segunda-feira, o brasileiro termina o próximo ano com três dias de folga, começando no sábado, passando pelo domingo e terminando com a segunda. Lembrando que janeiro também é mês de férias.
Na soma dos feriados, sem contar os sábados e domingos, são 16 dias de folga a mais com as emendas.
(Texto: Saul Bogoni)