Feriados prolongados preocupam Hemonúcleo Regional de Paranavaí

Entre Natal e Ano Novo, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí permanecerá fechado durante nove dias, considerando os finais de semana e o dia 2 de janeiro, quando não haverá expediente em órgãos públicos e no comércio, para compensar a jornada de trabalho no dia 14 de dezembro, aniversário da cidade. Por causa disso, pode faltar sangue.
Para evitar que o estoque não seja suficiente para atender a demanda, a responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luiza Peron, pede o apoio de todos. “Precisamos de doadores”, enfatiza.
Segundo ela, o estoque é regular. Significa que as bolsas de sangue utilizadas estão sendo repostas. Nos próximos dias, porém, a falta de doadores pode ocasionar problemas na reposição. “Após a coleta, são cinco dias até que o sangue possa ser levado para o estoque”, explica Maria Luiza.
Ela destaca que todas as tipagens sanguíneas são importantes, por isso, quanto mais doadores, melhor. Para doar, é preciso atender a alguns requisitos: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos e peso igual ou superior a 55 quilos e estar alimentado (evitando alimentação gordurosa).
É necessário apresentar um documento oficial com foto e passar por uma avaliação básica de saúde (teste de anemia e verificação da pressão arterial, por exemplo). O consumo de alguns tipos de remédios impossibilita a doação de sangue.
É importante destacar que pessoas com 16 e 17 anos também podem ser doadoras, desde que atendam às exigências e estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Não podem doar sangue pessoas com gripe ou febre; grávidas ou mulheres que estejam amamentando; quem foi submetido a uma cirurgia de alta complexidade há menos de um ano; pessoas com comportamento de risco em relação à Aids; e quem teve hepatite após os 10 anos de idade.
PERÍODO CRÍTICO – De acordo com a responsável técnica pelo Hemonúcleo de Paranavaí, o final de ano configura um período crítico. É que muitas pessoas fazem viagens de férias, aumentando o número de acidentes nas estradas – grande parte das vítimas precisa receber sangue, o que interfere diretamente nos estoques em todo o estado. Normalmente, apenas a partir de março a situação se normaliza.
Só para se ter uma ideia, o consumo de bolsas de sangue em dezembro já é igual ao do mês anterior. “Em novembro utilizamos aproximadamente 300 bolsas de sangue, e já alcançamos esta marca, antes mesmo de terminar dezembro”, diz Maria Luiza.
SERVIÇO:
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390. O telefone para contato é (44) 3421-5160. É possível (mas não é necessário) agendar um horário para fazer a doação de sangue. O atendimento vai de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.