Festa do Bosque completa 50 anos sendo referência em participação comunitária
A programação começa com a tradicional Missa no Bosque às 10 horas, que hoje apresenta um componente especial: será celebrada por dom Wilmar Santin, bispo de Itaituba – Pará, com anos de serviços religiosos prestados no Noroeste Paranaense. Ele estudou no seminário que hoje recebe tantos visitantes em ambiente festivo.
Na sequência do ato religioso, almoço com o jeito característico do povo graciosense. Churrasco (serão doze novilhas do rebanho próprio do seminário) e pratos da culinária alemã, passados de geração em geração pelas famílias do distrito. Quem quiser poderá levar para casa bolos e cucas, preparados com igual cuidado. No cardápio ainda o frango assado, além do serviço de bar e cozinha. Às 14 horas serão realizados leilão e show de prêmios simultâneos.
Pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, frei Marcos Alencar detalha que a proposta é fazer uma grande confraternização. Apesar de diferenciado, o aspecto gastronômico não é a principal razão.
A festa nasceu há 50 anos com os freis alemães, as irmãs do Educandário e a comunidade. São duas edições anuais, sempre no último domingo de maio e primeiro domingo de dezembro. Os recursos são utilizados para obras sociais e da Igreja.
Nos dias atuais, por exemplo, parte do recurso vai para o centro da Juventude, que atende cerca de 70 estudantes no contraturno escolar para atividades de lazer, esporte e complemento das atividades das aulas regulares.
Organização comunitária de Graciosa
O Distrito de Graciosa se destaca, dentre outros fatores, pela organização comunitária, baseada na união das famílias. A festa, por exemplo, é organizada pelo Conselho Administrativo e Econômico Paroquial, também responsável por projetos sociais.
O atual coordenador é Dirlei Schuroff, 37 anos. Nascido e criado no distrito, Dirlei é agricultor e reforça a característica de trabalho e voluntariado da comunidade. Ele concedeu a entrevista anteontem à tarde, enquanto trabalhava com a equipe na preparação da festa.
São mais de 100 pessoas que se revezam nas mais variadas tarefas. Isso explica o sucesso de tantas edições da festa, bem como a organização vista em Graciosa. “Cada um faz um pouco e tudo acontece”, elogia.
Por fim, um convite para que todos participem da Festa do Bosque. Não há reserva antecipada. A estrutura é pensada para acolher a comunidade regional, sintetiza. O churrasco é vendido por R$ 40,00 e o frango a R$ 30,00.