Festival de Circo traz grupo de Presidente Prudente a Paranavaí

Hoje, o 3º Festival de Circo de Paranavaí, uma iniciativa da Fundação Cultural e do Serviço Social do Comércio (Sesc), integrante do Sistema Fecomercio/Sesc-Senac-PR, prossegue no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade com oficinas, debates e espetáculos de artistas locais e de Presidente Prudente. A entrada é gratuita.
Nesta quarta-feira, às 10h, o festival vai ser retomado com o espetáculo “Bichos de São Sererê”, da Trupi Sererê de Paranavaí. A peça gira em torno de um tradicional palhaço de circo e uma artista de rua que brigam para ver quem vai conquistar o público.
“Faremos números cômicos de clown, malabares, pirografia e duos acrobáticos”, explica a Trupi Sererê. Das 14h às 16h, a coordenadora do grupo Médicos do Humor, Talise Schneider, vai dar a oficina “O Palhaço no Hospital” que visa estimular nos participantes um olhar diferenciado sobre o cotidiano das crianças, além de despertar a criatividade para pequenas intervenções artísticas.
Às 17h, na praça do Teatro Altino Costa, o grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, encena o espetáculo “Saltimbembe Mambembancos” que reúne malabarismo, acrobacias e perna de pau. “Na peça, temos palhaços grotescos e provocadores de situações.
São personagens que criamos com base nos artistas populares de rua”, conta o grupo. O festival se encerra com uma roda de conversa após a exibição do documentário “Por Trás da Lona”, às 19h. “É um festival com programação heterogênea, que contribui para a compreensão do circo moderno”, comenta o diretor cultural Amauri Martineli. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)