Festival Paranaense de Taiko será em Paranavaí, no final de semana

Nos dias 13 e 14 de outubro, Paranavaí sediará o 15º Festival Paranaense de Taiko. Grupos de oito cidades se reunirão no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca e participarão de atividades que exaltam a tradição milenar da cultura japonesa.
A programação se divide em duas etapas. No sábado, as equipes participarão de workshops e se unirão com o objetivo de preparar uma apresentação conjunta. Nesse primeiro dia de festival, as atividades serão internas.
No domingo, os grupos de taiko farão apresentações para toda a comunidade. Com início às 10 horas e entrada gratuita, o segundo dia de festival também contará com praça de alimentação e diferentes pratos típicos da culinária oriental.
Será a primeira vez que Paranavaí sedia o Festival Paranaense de Taiko. Trata-se de uma data emblemática, já que em 2018 são comemorados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Cabe explicar que taiko é a prática de tocar instrumentos de percussão. Foi comum em tempos de guerra, durante as ações das tropas japonesas. Atualmente, figura entre as atrações artísticas e culturais nipônicas.
KOTOBUKI – O grupo de Paranavaí, Kotobuki Taiko, foi criado em 2006, dentro da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC). Em 2009, conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro, na categoria júnior. No ano seguinte, representou o Brasil no Japão.
Neste ano, os integrantes da equipe júnior conquistaram o quarto lugar no campeonato brasileiro. O grupo da categoria máster, que participou da competição pela primeira vez, ficou em terceiro lugar.
A equipe reúne aproximadamente 60 pessoas – descendentes de japoneses ou não. Estão divididas em mirim (até 12 anos de idade), júnior (de 12 a 18 anos), livre (para todas as idades) e máster (para quem tem acima de 40 anos).
Os encontros para treinamento são realizados três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras, em horários diferentes para cada categoria. A exceção é para a máster, que se reúne somente às sextas-feiras.
A participação é aberta para toda a comunidade. Para saber como ingressar na equipe de taiko de Paranavaí, basta ligar na SPDC, no telefone (44) 3423-1772.
LÍDERES – Lideram o Kotobuki Taiko: Diogo Tomioka, Ana Júlia Terasoto, Ana Paula Yuri dos Santos, Karen Kawanishi e Renan Terasoto. O professor, que se reúne a eles a cada três meses, é Sensei Yuji.
VISITA AO DN – Na tarde de ontem, participantes do Kotobuki Taiko estiveram no Diário do Noroeste para divulgar a realização do festival. Foram recebidos pela jornalista Tania Mara Bogoni e contaram um pouco sobre os trabalhos que desenvolvem.