Fiep assina acordo de cooperação com Instituto de Tecnologia de Israel

Com objetivo de promover o intercâmbio tecnológico e as oportunidades de cooperação técnica entre as empresas e instituições do Paraná e de Israel, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assinou ontem, na cidade de Haifa, um protocolo de intenções com o Instituto de Tecnologia de Israel (Technion).
Esta é a última etapa da missão internacional do Sistema Fiep, que viajou à Alemanha e Israel para firmar diversos acordos internacionais para cooperação comercial e intercâmbio tecnológico. Além do presidente da Fiep, compõem a comitiva o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, e o gerente de Novas Tecnologias da entidade, Reinaldo Tockus.
“Israel tem uma vocação natural para o desenvolvimento tecnológico, dessa forma esta parceria se converte numa importante ponte para que este conhecimento chegue também ao Paraná”, afirmou Campagnolo.
O protocolo de intenções assinado nesta terça-feira prevê a cooperação mútua com a Technion na área de ciência e tecnologia. A instituição é a universidade mais antiga de Israel, responsável por boa parte dos engenheiros e técnicos formados no país. Recentemente a Technion inaugurou uma escola internacional, com objetivo de receber estudantes de todo o mundo. Na semana passada a instituição firmou um acordo com a universidade de Cornell, de Nova York (EUA), para a abertura de uma escola de engenharia em solo norte-americano.
Segundo o vice-presidente acadêmico da Technion, Gadi Schuster, “a instituição ficará feliz em receber alunos brasileiros no instituto, seja em Israel ou em Nova York”.
Parceria – A relação entre a Fiep e Israel teve início em maio deste ano, quando Campagnolo recebeu, na sede da federação, em Curitiba, o cônsul-geral de Israel no Brasil, Ilan Sztulman. O encontro foi articulado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep. As relações comerciais entre os dois países estavam estagnadas há tempos, sendo que o escritório comercial do consulado israelense no Brasil só voltou a funcionar recentemente. Fruto deste primeiro contato, em junho deste ano, uma comitiva capitaneada pelo vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, foi a Israel onde foi feita a prospecção de negócios e oportunidades de cooperação entre os dois países.