Fiep mobiliza sociedade para pedir reforma tributária no Brasil

No Dia da Indústria, comemorado neste sábado, os empresários paranaenses foram às ruas para uma manifestação contra a alta carga tributária e a grande quantidade de impostos praticados no Brasil. Ontem, representantes da indústria se reuniram para conversar com os contribuintes sobre o assunto e coletar assinaturas para buscar mudanças junto ao Governo Federal.
Em Paranavaí os empresários também estão engajados nesta luta pela redução dos impostos. O presidente e o tesoureiro do Sindicato da Indústria de Reparação de Paranavaí (Sindirepa), respectivamente, José Donizete Dias e Juscelino Cândido de Lima, destacaram a urgência da adoção de medidas para facilitar o pagamento de taxas e tributos.
“Em vez de dezenas de impostos, por que não facilitar para o contribuinte? Da forma como está hoje, o processo é complicado e burocrático”, disse Dias. “A impressão é que a intenção é arrecadar sem limites”.
Outro fator apontado pelos representantes do Sindirepa é a má gestão do dinheiro arrecadado com os impostos. “Com tantos tributos diferentes, fica difícil fiscalizar a aplicação desse dinheiro. O empresário paga muito, mas não tem retorno”, destacou Lima.
A partir da mobilização feita em todo o Paraná, com organização da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a ideia é formatar um documento que será encaminhado às instâncias competentes do Governo Federal, para propor uma reforma tributária no Brasil.