Formação de novos leitores foi tema de debate em Terra Rica
Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Terra Rica realizou o projeto de incentivo à leitura e formação de leitores denominado “A Gosto da Leitura”.
Para encerrar o projeto no âmbito da rede municipal de ensino foi promovido o 1º Encontro Literário.
A Praça Padre Eduardo Roque Bassil se transformou em um auditório ao ar livre e recebeu a ilustre escritora Etel Frota.
A escritora Etel Frota, de Cornélio Procópio, compartilhou sua trajetória enquanto leitora e seu processo de criação como escritora. Ela que exerceu a medicina por 18 anos.
Com 19 anos na trajetória literária, desenvolveu uma série de trabalhos como poeta, roteirista, compositora e letrista. Já foi indicada e recebeu várias premiações no ramo teatral e musical.
Etel Frota falou sobre sua infância, trouxe para mostrar o livro que ganhou de seu pai quando tinha 6 anos de idade e discursou sobre o futuro dos livros.
“Noves fora o decretado falecimento do livro. Enquanto houver o homem e a sua aventura, haverá quem queira narrá-la, reinventá-la, poetizá-la, cantá-la, e quem queira dela saber. Isto é o livro; o resto são suportes, veículos e os ácaros que amamos. E cabe a nós, os do século passado, correr atrás do prejuízo e encontrar o jeito de fazer chegar essa paixão aos deste século. Se vamos ou não conseguir fazê-lo, é uma outra história. Mas o nosso papel é esse”, disse a escritora.
Ao final do encontro, a poeta foi homenageada com exemplares de livros sobre Terra Rica, dos autores Mauro Martins (Minha vida, minha Terra, minha Gente) e Edson Paulo Calírio (Vale do Paranapanema – Sonhos de uma Terra Rica).