Formado o primeiro grupo de famílias para o programa Herdeiros do Campo

O Sindicato Rural de Paranavaí fechou o primeiro grupo de famílias que vão participar do programa Herdeiros do Campo, realizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 
Se inscreveram 10 famílias (entre duas e quatro pessoas) para participar gratuitamente do programa que quer envolver diferentes gerações em uma missão: a continuidade da empresa rural.
No dia 31 de janeiro, o consultor da FAEP, Antônio Poloni, ex-secretário estadual de Agricultura, apresentou a um grupo de associados do Sindicato o programa Herdeiros do Campo, que tem por objetivo transformar herdeiros em sucessores. 
A Federação reconhece que a sucessão familiar é um desafio no negócio rural. “Herança todos têm direito, sucessão é um trabalho de gestão do processo produtivo e dos investimentos que foram feitos ao longo dos anos”, disse Poloni na ocasião.
O programa vai começar entre abril e maio e segundo Dênis José Gimenez, secretário-executivo do Sindicato, o Herdeiros do Campo vai despertar a família rural para o planejamento sucessório considerando a família, a empresa (negócio) e a propriedade (patrimônio). Explica que serão cinco encontros com intervalos de uma a duas semanas.
Os temas dos encontros são os seguintes: sucessão e governança na empresa rural (entender a dimensão do patrimônio e suas implicações, incluindo o herdeiro e o possível sucesso); visão estratégica da empresa rural (compreender o negócio da família promovendo um diálogo entre as gerações), a empresa rural e seus cenários (entender o negócio da família e seus cenários), mediação de conflitos e a construção da confiança (compreender sob a ótica do relacionamento humano o impacto da gestão emocional da empresa familiar) e o aprendizado e a prática (fortalecer a compreensão das dimensões para o planejamento sucessório).