Fórum de Paranavaí realiza primeira audiência por videoconferência

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Foi realizada na segunda-feira (2) a primeira audiência por vídeo no Fórum da Comarca de Paranavaí. Lá estavam o juiz, a escrevente, a promotora de Justiça e o advogado. Do outro lado, na cadeia pública, o funcionário responsável por acessar o computador e a pessoa presa que foi ouvida.
A videoconferência durou aproximadamente 15 minutos e não houve problemas técnicos. “Correu tudo certo”, disse o juiz da primeira vara criminal, Rodrigo Demasi. 
Ele explicou que as audiências a distância viabilizam a oitiva de pessoas que residem em outras cidades ou que estão na Cadeia Pública de Paranavaí. “A partir de agora, serão evitadas muitas escoltas de presos para o Fórum, o que contribuirá para o incremento da segurança, além da diminuição de gastos de recursos públicos.”
Demasi destacou que “todas as garantias processuais da pessoa presa continuarão sendo observadas, de sorte que a medida é positiva”, disse, referindo-se à prática das videoconferências.
O juiz contou que a aquisição dos equipamentos para a realização das audiências por vídeo foi possível graças ao Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, que estava “atento às demandas locais”. 
Demasi completou: “Essa ferramenta não está disponível em todas as cadeias públicas do estado, sendo, portanto, uma conquista do Conselho Comunitário de Segurança e, por consequência, da sociedade paranavaiense”.