Fotógrafo paranavaiense inaugura exposição no Shopping Avenida Center

Hoje será inaugurada na Galeria de Arte do Shopping Avenida Center, em Maringá, a exposição fotográfica “Arte enCena”, do fotógrafo paranavaiense Amauri Martineli, que vai ficar aberta à visitação até o dia 15 de setembro.
É uma compilação de registros de dezenas de espetáculos realizados em Paranavaí nos últimos anos. Em cada imagem, o especialista em fotografar espetáculos de arte, transmite emoção e beleza testemunhal que envolve precisão e sensibilidade. “São fotos de eventos de dança, música e teatro. Normalmente, tento captar aquele detalhe que passa despercebido pela maioria, afinal, é o que torna uma imagem singular”, afirma Martineli que considera imprescindível a união da técnica com a experiência sensorial.
O fotógrafo conta que o amor pela fotografia foi despertado em 2005, quando participou de uma oficina de fotografia em preto e branco com Alice Varajão, conhecida como a fotógrafa dos artistas. “Eu já fotografava, mas normalmente à-toa. Depois da experiência, peguei gosto pela coisa e decidi me aprofundar e me aperfeiçoar”, explica. Atualmente, Amauri Martineli se destaca pelo simples fato de ter a técnica e a percepção necessárias para registrar boas fotos até mesmo em locais de visibilidade ruim.
Em vez da plasticidade dos estúdios, Martineli prefere a essência e a naturalidade momentânea. “A foto precisa nascer da espontaneidade porque é isso que as pessoas mais gostam de ver. Precisamos emocionar sem precisar transparecer artificial”, comenta. Aficionado por fotografia, Amauri declara que quando está sem a câmera fotográfica apela para um piscar de olhos. “Tento guardar a imagem na memória. Quem sabe sirva como referência para uma foto futura”, enfatiza.
A exposição “Arte enCena” promovida pelo Shopping Avenida Center em parceria com a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Turismo, fica aberta à visitação o dia todo e conta com curadoria de Ailton Souza dos Santos. O apoio cultural é do Foto Minasse. (Por David Arioch, da Fundação Cultural).