Fredy Fevereiro emocionou o público durante show em homenagem a Ary Barroso

Na quinta-feira, às 20h30, o renomado cantor Fredy Fevereiro, de Jundiaí, São Paulo, abriu o 5º Fórum de Cultura de Paranavaí, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, com um show inesquecível baseado em sambas, choros, marchas e valsas do mineiro Ary Barroso, considerado um dos maiores compositores da história do Brasil. Embora o teatro não estivesse lotado, Fevereiro recebeu uma boa e participativa plateia que o aplaudiu com muito entusiasmo ao fim de cada canção interpretada.
Um dos grandes especialistas da música de Barroso, Fredy emocionou o público com as releituras de “Aquarela do Brasil”, “Na Baixa do Sapateiro”, “Faixa de Setim”, “No Rancho Fundo” e muitas outras. E conseguiu tal feito em um show leve, bonito, descontraído e cheio de sutilezas. Pra isso, o músico precisou apenas de um violão, microfone e a parceria do baterista e percussionista Thiago, companheiro de longa data. Entre uma canção e outra, Fevereiro fez questão de falar um pouco sobre a história da composição, vida de Ary Barroso ou até mesmo o que acontecia de mais marcante no Brasil no ano em que a canção foi lançada.
Muitas das composições tocadas por Fredy e Thiago foram escritas por Barroso nas décadas de 1930 e 1940, períodos em que Ary se dedicou a escrever sobre o Brasil, a Bahia e o cotidiano. “Ele foi o primeiro músico brasileiro a falar aos estrangeiros sobre as belezas do Brasil. A música de Ary Barroso já mostrava o seu orgulho em ser daqui”, comentou Fevereiro ao final de uma das interpretações. O show com caráter de homenagem foi acompanhado por uma plateia educada e silenciosa que se manifestava apenas quando Fevereiro interagia.
Vale lembrar que o músico Fredy Fevereiro está entre os maiores divulgadores da música de Ary Barroso na Europa. Por muitos anos divulgou o trabalho do mineiro na Espanha e Suíça, inclusive tocando em alguns dos maiores festivais de verão daquele continente. “Em 2000, gravei na Suíça o CD ‘Desde que o Samba é Samba’ e em 2009 voltei ao Brasil para lançar ‘Ary Barroso no Coração do Brasil’”, destacou Fevereiro que viaja por todo o país divulgando um estilo próprio, sempre marcado por muita alegria, reflexo do amor pela genuína música brasileira. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)