Frio já provoca aumento no número de atendimentos por problemas respiratórios
Apesar disso, o movimento no PA é considerado tranquilo. No final de semana também não houve grande demanda. Uma das razões foi a chuva intensa.
O diretor da instituição de saúde, Jair Alves Queiróz, detalha que os problemas verificados estão relacionados a bronquites, pneumonias, inflamações de ouvido e as chamadas infecções das vias respiratórias aéreas.
O aumento de tais casos nestes dias, porém, não impactou no volume de atendimentos.
Ele lembra que no ano passado o PA registrava, em média, entre 180 e 200 pacientes dia. Uma das razões para o cenário mais favorável é a melhoria do atendimento nas unidades básicas de saúde (postos) dos bairros, opina.
SANTA CASA – Na Santa Casa de Paranavaí, o maior hospital da região e de mais resolutividade, foram notificados oito casos suspeitos de gripe A (H1N1) neste ano. Destes, quatro precisaram de UTI, mas ontem apenas um paciente estava internado em ala, um caso considerado sem gravidade. Neste mês foram internadas duas pessoas, informa a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH.
O hospital recebe apenas os casos mais graves da região, cujos hospitais municipais (de menor porte) não conseguem tratar. A Santa Casa é único hospital com UTI no Extremo-Noroeste.
PREVENÇÃO – A prevenção à gripe e de outras doenças respiratórias passa por cuidados simples, tais como lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas.
IDENTIFICANDO A GRIPE
A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.
SINTOMAS – Os principais sintomas da gripe são: febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos); dores musculares;
prostração (mal-estar, sensação de fraqueza). Podem vir acompanhados de: tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, dentre outros. (Fonte: gripe.org.br)