Funcionários de avícola são internados após vazamento de gás

Um vazamento de gás amônia na sala de máquinas da avícola pertencente ao Grupo GTFoods em Paraíso do Norte resultou no encaminhamento de 20 funcionários para o hospital da cidade. O acidente no início da manhã de ontem foi provocado pelo rompimento de um selo na tampa do compressor.
De acordo com informações repassadas pela equipe do Hospital Municipal de Paraíso do Norte, 12 pessoas foram internadas com sintomas de intoxicação por causa da inalação do gás: dificuldade para respirar, ardência na garganta, formigamento no rosto e outras complicações.
Na tarde de ontem, 10 funcionários da avícola já tinham sido liberados e dois continuavam internados em observação. Todos foram orientados para que se mantivessem em repouso e buscassem atendimento médico caso os sintomas reaparecessem.
Em nota, o Grupo GTFoods informou que o local do vazamento foi “rapidamente evacuado, a área foi isolada e todos os procedimentos necessários para contenção do vazamento foram realizados”. O trabalho teve o acompanhamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e dos técnicos de segurança, sob a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal.
Com as medidas de segurança tomadas, os trabalhos na unidade de Paraíso do Norte voltam ao normal hoje. Os funcionários afetados pelo vazamento receberão acompanhamento da equipe técnica da empresa, que também irá monitorar as áreas fazendo medições para detectar possíveis concentrações de amônia.
De acordo com a nota enviada pelo Grupo GTFoods, todas as unidades atendem “às normas brasileiras de segurança e mantêm um plano de manutenção preventiva para evitar e minimizar qualquer tipo de acidente”.
A empresa informou ainda que a unidade de Paraíso do Norte possui “Brigada de Emergência com 30 integrantes dimensionados em todos os setores da indústria. Esses integrantes possuem conhecimentos para evacuar as áreas conduzindo os colaboradores para um local seguro na parte externa da indústria”.