Fundação Cultural celebra nove anos de Tributo a Tião Carreiro

No dia 20, às 20h30, o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa vai ser cenário do 9° Tributo a Tião Carreiro que reúne inúmeros grupos de viola da região para homenagear o artista que se tornou um dos maiores expoentes da música sertaneja de raiz. Ingressos estão à venda na Fundação Cultural por R$ 5.
Este ano, o tributo leva ao Altino Costa os grupos “Chora Viola”, de Maringá; “Viola Viva”, de São João do Caiuá; “Comitiva Violeira”, de Guairaçá; “Viola Rondon”, de Rondon; “Som da Viola” e “Amor a Viola”, de Paranavaí. Outra atração da noite é o título Personalidade Cabocla que vai ser entregue ao luthier e violeiro paranavaiense Jeferson Cley Bovarotti, mais conhecido como Cleyton, que há 20 anos fabrica instrumentos musicais. Autodidata, o artista levou oito anos para criar violas com perfeição.
“Eu sempre queria melhorar algum detalhe. A viola tem muitos segredos que incluem o preparo da madeira, escolha da espessura e medidas da escala”, comenta o luthier que já produziu muitas violas enviadas para outras regiões do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Alguns instrumentos foram comprados por personalidades da música sertaneja e da política paranaense como o cantor Daniel e o ex-governador Orlando Pessuti. Aproveitando a homenagem a Bovarotti, o cenário do evento vai ser baseado em uma oficina de luthieria.
Realizado em Paranavaí desde 2004, o Tributo a Tião Carreiro já levou milhares de pessoas de várias regiões do Brasil ao Teatro Altino Costa. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira, uma homenagem mais do que justa se for avaliado o histórico do músico José Dias Nunes, o Tião Carreiro que aprendeu a tocar viola sozinho e firmou parcerias de sucesso com Antônio Henrique de Lima, o Pardinho, e Adauto Ezequiel, o Carreirinho. Entre alguns sucessos do músico que gravou mais de 45 discos estão “Pagode em Brasília”, “Boi Soberano”, “Filhinho de Papai”, “Cochilou Cachimbo Cai”, “Rei do Gado”, “Pai João”, “Rio de Lágrimas” e “Golpe de Mestre”. Para mais informações, basta ligar para (44) 3902-1128 (Por David Arioch)