Fundação Cultural divulga lista dos selecionados no 51º Femup
A Fundação Cultural divulgou esta semana a relação completa dos selecionados no 51º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup). O evento que vai ser realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa traz a Paranavaí artistas de Norte a Sul do Brasil. Este ano, vão ser distribuídos 56 prêmios, totalizando R$ 64 mil.
Na fase nacional da categoria música vão ser premiadas as composições “Cortejo”, de Edu Colvara e Gregory Haertel, de Blumenau, Santa Catarina; “Fel e Mar”, de Pedro Vianna e Leandro Dias, de Belém, Pará; “Folha em Branco”, de Zebeto Corrêa, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “Opostos”, de Luiz Cláudio Ribeiro, de Poços de Caldas, Minas Gerais; “Dizputa”, de Carol Naine, de São Paulo; “Renascendo”, de Rodrigo Ferreira”, de Sorocaba, São Paulo; “Amigo é Tudo Que Se Tem”, de Caio Martinez, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; “Frevoltando”, de Tavinho Limma e Elton Ribeiro, de Ilha Solteira, São Paulo; “O nome, A Pessoa”, de Demetrius Lolo e Vinícius Calderoni, de São Paulo; “Outra Vez o Amor”, de Ana Paula Cavalcante, de Palmas, Tocantins; “Rio-Belém”, de Ziza Padilha e Agenor de Oliveira, de Belém, Pará; e “Lágrimas”, de Alfred’ Moraes, também de Belém.
Na categoria música, fase regional, foram selecionadas “Um segundo”, de Jéssica Arnaut e Marco Antonio; “Quasar”, de João Henrique; “Saudade e Solidão”, de Enis de Lima e Qxinho; “Sonhei”, de Sirley Leonardo e Dinair Leite; “Evoluir com Amor”, de Viviane Santos; “Tão feliz”, de Roberto Gonçalves; “Quero um Fígado Emprestado”, de Marquinhos Diet; “Paraná das Estações”, de Juliane Belo; “Sempre Mais”, de Guilherme Miojow; “Fascínio”, de Daiane Vieira; “A Lua e o Cavalheiro”, de Venâncio Takemoto, de Cruzeiro do Sul; e “Outra Estória de Amor”, de Rodolfo Lemys, de Paraíso do Norte. Com exceção de Takemoto e Lemys, os demais são de Paranavaí.
Na fase nacional da categoria contos, foram selecionados “Escrita”, de Daniel da Rocha Leite, de Belém, Pará; “Incondicional”, de Mário Messagi Júnior, de Curitiba”; “Sombras”, de Rômulo César Melo, de Recife, Pernambuco; “Toada para Recolher Rastros do Céu”, de Eder Rodrigues, de Belo Horizonte, Minas Gerais; e “Teobaldo e a Morte”, de Fernando Fonseca, de Quinta do Sol, Paraná. Na fase regional, se classificaram “O Psicopata Sem Sombra”, de Grégori Gabriel; “A Singer ‘Ticolai, Ticolai, Ticolai…”, de André Maciel de Oliveira; e “Conselho de Horácio”, de Ana Nenduziak. Os três são de Paranavaí.
Na categoria poesia, vão se premiados os poemas “Poemenino”, de Lao Bacelar, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “O Homem que Apagava Estrelas”, de Odimar Martins, de São Paulo; “Um Bêbado Sonhador”, de Marco Antonio Campos, de Natal, Rio Grande do Norte; “Por Que Maria?” de Mauro Martiniano de Oliveira, de São Paulo; “A Lenda de Gabriela Caipora”, de Fábio D.A.L. Silva, de Florianópolis, Santa Catarina; “Despedida de Amélia”, de Éder Rodrigues, de Belo Horizonte, Minas Gerais; “O Sabor da Liberdade”, de Henrique Vale, também de Belo Horizonte; “Tempo ao Tempo”, de Eduardo Carvalho, de São Paulo; e “A Palavra, Lavra”, de Josafá de Orós, de Campina Grande, Paraíba. Na fase regional, se classificaram “Chorea Macchabæorum (Poema da Dança da Morte)”, de Roberto Gonçalves; “Poesia de Sentido”, de Maria Agnes de Oliveira; e “O Caso com Descaso”, de Ana Rodrigues. Os três são de Paranavaí.
Também vão ser premiados os 12 melhores declamadores do 23º Festival Zé Maria de Declamação. Os vencedores são Gislaine Pinheiro, Raíza Medeiros, Gabriel Roque, Danny Bonetti, Ramiro Palicer, Carla Mazzin, Letícia Brambila, Jeferson Douglas Bicudo, Lívia Micheletti, Beatriz Neves, Gabriela Gonçalves e Safira Domingues.